Sob segurança, Japão inicia temporada de caça às baleias
O Japão deu início neste sábado a sua nova temporada de caça às baleias, só que na região do Pacífico Norte, depois de Tribunal Penal Internacional (ICJ, na sigla em inglês) ordenar o a interrupção da prática na Antártica.
Quatro embarcações deixaram o porto de Ayukawa, na cidade de Ishinomaki, no norte do país, com o objetivo de capturar no máximo 51 baleias, cerca de 15% menos que as habituais 60, de acordo com a agência Kyodo.
A primeira fase da pesca de baleias no norte do Oceano Pacífico acontecerá entre este sábado e o dia 11 de junho, segundo o governo, e terá "objetivos científicos".
O programa de "caça científica de baleia" de Tóquio existe há décadas e é bastante polêmico. No mês passado, o ICJ ordenou a interrupção da caça anual na Antártica, o que levou o Japão a cancelar as temporadas de 2014 e 2015.
A caça no Pacífico, não é tão conhecida internacionalmente, e não foi mencionada na decisão, que solicitou aos japoneses que reexaminem seu programa de caça à baleia em geral. Ainda assim, na temporada 2012-2013, a ação no Pacífico abateu três vezes mais baleias que na Antártica.
Com informações da agência AFP