Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto afetou 8 milhões de pessoas no Nepal, diz ONU

Algumas áreas rurais foram gravemente afetadas e permanecem isoladas por conta dos deslizamentos de terra

28 abr 2015 - 06h28
(atualizado às 06h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem segura uma criança, ferida no terremoto de sábado, depois que soldados indianos os levaram de Trishuli Bazar ao aeroporto em Katmandu, no Nepal, nesta segunda-feira
Homem segura uma criança, ferida no terremoto de sábado, depois que soldados indianos os levaram de Trishuli Bazar ao aeroporto em Katmandu, no Nepal, nesta segunda-feira
Foto: Jitendra Prakash / Reuters

Oito milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto que devastou o Nepal no sábado - mais de um quarto da população do país, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Suprimentos e ajuda internacional começaram a chegar ao país, mas 1,4 milhão ainda requerem ajuda alimentar, afirmaram as Nações Unidas. A agência internacional de ajuda humanitária Oxfam espera chegar à região do epicentro nesta terça-feira usando vias terrestres.

O tremor de magnitude 7,8 destruiu edifícios na capital, Katmandu, e afetou gravemente as áreas rurais. O número de mortos já passou de 4,3 mil, com outros 8 mil feridos. Foi o pior evento do tipo em 81 anos no país.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"De acordo com as estimativas iniciais e com base no último mapeamento de intensidade do terremoto, 8 milhões de pessoas em 39 distritos foram afetadas, das quais mais de 2 milhões estão em 11 distritos gravemente afetados", detalhou o último relatório do coordenador local das Nações Unidas.

Surya Mohan Adhikari, uma autoridade local no distrito de Gorkha, perto do epicentro do terremoto, disse à agência AP que, nas áreas rurais, "90% das pessoas foram afetadas por essa calamidade".

"Essas pessoas perderam suas casas e seus animais, perderam os meios de obter comida", disse Adhikari. "É muito difícil chegar até eles: estão isolados por causa dos deslizamentos de terra nas estradas que passam pela montanha e o vento e a chuva dificultam o pouso dos helicópteros."

A consultoria internacional IHS estimou que o custo de reconstrução após o terremoto pode chegar a US$ 5 bilhões - o equivalente a 20% do Produto Interno Bruto nepalês. Os analistas da firma observaram o atraso, em termos de desenvolvimento, para um país cuja economia começava a se recuperar após uma década de conflito civil, que terminou em 2006.

Chuva e falta de comunicação prejudicam resgate no Nepal:

"O terremoto teve um efeito devastador na economia do Nepal, que é uma nação pobre e com capacidade extremamente limitada de financiar com recursos próprios os esforços de recuperação e recuperação", disse à agência AFP o economista-chefe da IHS, Rajiv Biswas. "São necessários esforços internacionais de resgate em massa urgentemente, assim como assistência técnica e financeira internacional em larga escala para a reconstrução da economia no longo prazo."

Diversos países enviaram ajuda, incluindo Índia, China, Estados Unidos e Reino Unido.

Brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro disse que, até o momento, recebeu informações sobre 96 brasileiros já localizados que estavam no Nepal durante o terremoto. Eles não sofreram ferimentos, segundo o Itamaraty.

Funcionários da Embaixada brasileira em Nova Déli, na Índia, foram deslocados para reforçar o esquema de atendimento aos brasileiros no Nepal, que incluem um ponto de apoio no aeroporto de Katmandu.

Torre histórica de 9 andares é derrubada por terremoto:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade