Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Antes e depois: veja locais históricos destruídos no Nepal

27 abr 2015 - 15h15
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Imagens da cidade de Catmandu revelam a destruição causada pelo terremoto de 7,8 graus que atingiu o Nepal neste sábado. Em meio aos escombros, estão estátuas e construções históricas, monumentos considerados como Patrimônio Mundial pela Unesco. As informações são do Daily Mail.

Entre os escombros, uma das piores perdas históricas está a Torre de Dharahara, também conhecida como Bhrimsen, que foi quase totalmente desmoronada depois de 180 anos de sua construção na capital nepalesa, em 1832. Ela foi construída a mando do premiê Bhimsen Thapa como presente para a rainha, que era sua sobrinha, mas foi parcialmente destruída em um terremoto em 1934, havendo de ser reconstruída. Na época, morreram dezenas de pessoas que ficaram presos dentro do monumento.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Outra perda nos graves terremotos deste sábado aconteceu nas três praças chamadas “Durbar Squares”, que são os pátios exteriores dos antigos palácios reais da cidade, devastados pelo terremoto, com templos históricos desmoronados pelos tremores.

Na maior delas, conhecida como a Praça Durbar Kathmandu, entulhos foram empilhados, depois de um grande templo ter sido atingido. As imagens das praças Durbar, nas cidades de Patan e Bhaktapur, nos arredores de Catmandu, também foram devastadas.

As ruas de Bhaktapur ficaram intransitáveis por causa dos escombros que tinham metros de profundidade, com fragmentos de esculturas religiosas entre pedras no chão. Em Patan, um templo teve sua torre quebrada no meio, enquanto a praça estava repleta de tijolos.

O Syambhunaath Stupa, conhecido como o "Templo do Macaco", que fica em uma colina próxima da capital, também sofreu danos graves. A principal torre de ouro ficou intocável, mas outros edifícios do templo foram totalmente destruídos. Esta construção budista tem 1.500 anos, e é considerado um dos lugares mais sagrados do mundo para os residentes do país vizinho, Tibet.

O Syambhunaath Stupa, conhecido como o "Templo do Macaco", que fica em uma colina próxima da capital, também sofreu danos graves
O Syambhunaath Stupa, conhecido como o "Templo do Macaco", que fica em uma colina próxima da capital, também sofreu danos graves
Foto: Wikipédia

Os tremores no final de semana deixaram quase quatro mil mortos, milhares de feridos e construções totalmente destruídas, inclusive em países vizinhos, como Índia, Bangladesh e China.

Sobre o terremoto

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado (25) provocou mais de 2 mil mortes e muitos danos materiais, causando também avalanches que soterraram acampamentos de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Catmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de Brasília) e durou entre 30 segundos e dois minutos. Na capital nepalesa, o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, inclundo templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros. Os efeitos do tremor chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas diversas réplicas do terremoto, entre 4,2 e 6,7 graus.

Torre histórica de 9 andares é derrubada por terremoto:

Grandes terremotos do século Grandes terremotos do século

Foto: Arte Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade