Filipinas declaram alerta 3 em províncias do norte por tufão
A previsão é que o ventos do Noul atinjam até 185 km/h e causam danos estruturais; fortes chuvas também são esperadas
O governo das Filipinas declarou neste sábado o alerta 3 em três províncias do norte do país por conta do tufão Noul, que prevê ventos de até 185 km/h, fortes chuvas e danos estruturais.
As províncias em questão são Cagayan, Isabela e Aurora do Norte, de acordo com a imprensa local. O alerta 2, que contempla ventos de até 100 km/ h, está em vigor Calayan, as ilhas Babuyan, Apayao, Kalinga, Nova Vizcaya, Ifugao, Aurora do Sul, a ilha Polillo, Catanduanes e Quirino.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Os moradores do litoral e das proximidades de rios estão avisados da possibilidade de inundações, enquanto os que vivem perto das cordilheiras terão que ter cuidado com os deslizamentos de terra.
O serviço meteorológico das Filipinas situou o tufão, que eles batizaram com o nome de Dodong, para o meio-dia do sábado a 435 quilômetros ao oeste do litoral oriental da ilha de Luzon (norte) com ventos sustentados em 160 km/h e rajadas de 195 km/h. De acordo com os técnicos, caso siga rota e velocidade atuais, Noul tocará a terra na madrugada do domingo (por volta das 21h GMT do sábado).
O tufão não atravessará Luzon, mas traçará um arco rumo ao norte e sairá da zona de influência do país a caminho de Taiwan na segunda-feira.
A polícia confirmou hoje que aumentou o efetivo e disponibilizou equipamentos para as regiões onde o fenômeno acontecerá com mais força, se juntando assim ao auxilio que o Ministério de Assuntos Sociais e Desenvolvimento anunciou ontem.
Noul abre a temporada de tufões nas Filipinas este ano, período que normalmente ocorre do final de maio ao final de novembro.