Ataques aéreos atingem arredores de Cartum, com guerra no Sudão entrando na sexta semana
Ataques aéreos atingiram os arredores da capital sudanesa, Cartum, durante a noite e na manhã deste sábado, com os combates que aprisionaram civis em uma crise humanitária e causaram o deslocamento de mais de um milhão de pessoas entrando em sua sexta semana.
Os combates entre o Exército do Sudão e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) levaram a um colapso do Estado de Direito, com saques pelos quais os dois lados culpam um ao outro. Estoques de alimentos, dinheiro e bens essenciais estão diminuindo rapidamente.
Ataques aéreos foram relatados por testemunhas oculares em Omudrman, no sul, e Bahri, no norte, duas cidades que ficam do outro lado do Rio Nilo em relação a Cartum, formando a "capital tripla" do Sudão. Alguns desses ataques foram realizados perto da emissora estatal em Omdurman, disseram as testemunhas.
O conflito, que começou em 15 de abril, deslocou quase 1,1 milhão de pessoas internamente e para países vizinhos. Cerca de 705 pessoas foram mortas e pelo menos 5.287 ficaram feridas, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Negociações patrocinadas pelos EUA e pela Arábia Saudita em Jeddah não foram frutíferas e os dois lados acusam um ao outro de violações de múltiplos acordos de cessar-fogo.