Ataques aéreos russos danificam sistema elétrico no sul da Ucrânia
Ataques de mísseis e drones russos danificaram instalações de energia ucranianas na região de Odesa, no Mar Negro, e na cidade vizinha de Mykolaiv, nesta quarta-feira, mantendo a pressão sobre a combalida rede elétrica ucraniana, segundo autoridades.
A Rússia, que tem atacado as empresas de serviços públicos ucranianas durante a guerra de dois anos, renovou seus ataques aéreos ao sistema de energia da Ucrânia no mês passado com ataques que destruíram pelo menos oito usinas de energia e várias dezenas de subestações.
O operador da rede ucraniana disse que os ataques desta quarta-feira causaram apagões de emergência nas regiões sul de Mykolaiv e na vizinha Kherson. O Ministério da Energia do país disse que os apagões afetaram mais de 400.000 consumidores, mas a energia foi restaurada mais tarde para a maioria deles.
A força aérea ucraniana disse que a Rússia lançou 17 drones de ataque e três mísseis contra a Ucrânia em seus últimos ataques noturnos e que as defesas aéreas derrubaram 14 dos drones e dois dos mísseis.