Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Audiências gerais do Papa terão tradução em chinês

Medida chega um mês após renovação de acordo com Pequim

27 nov 2024 - 08h31
(atualizado às 08h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira (27) que, a partir da próxima semana, as catequeses pronunciadas durante a audiência geral também serão lidas em chinês.

    Atualmente, as mensagens são pronunciadas em italiano, francês, inglês, alemão, espanhol, português, árabe e servo-croata. A audiência geral acontece sempre às quartas-feiras, geralmente na Praça São Pedro, e leva esse nome porque não é reservada a nenhum grupo específico.

    "Na semana que vem, com o Advento [período de quatro semanas que antecede o Natal], começará a tradução em chinês aqui na audiência", declarou o Papa ao fim da celebração desta quarta.

    Há cerca de um mês, o Vaticano anunciou a renovação do acordo provisório para nomeação de bispos com a China por mais quatro anos.

    O pacto está em vigor desde 2018, e seus termos exatos permanecem em sigilo, mas sabe-se que ele permitiu à Santa Sé recuperar um papel ativo na indicação de bispos chineses, que até então eram escolhidos à revelia do Papa.

    Os dois países romperam relações diplomáticas em 1951, quando a Santa Sé reconheceu a independência de Taiwan, que ainda é visto por Pequim como uma "província rebelde".

    Durante décadas, católicos chineses viveram divididos entre uma conferência de bispos escolhida pelo Partido Comunista e um braço da Igreja Apostólica Romana que atuava na clandestinidade.

    O acordo de 2018 já levou à nomeação de diversos bispos em comum acordo entre Pequim e o Vaticano, mas é alvo de críticas por não dar à Igreja a mesma autonomia que ela possui em outros países. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade