Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avião atinge bando de gaivotas e faz pouso de emergência 10 minutos após decolar

Dois motores de aeronave que tinha como destino Lisboa, em Portugal, ficaram danificados

4 jan 2025 - 09h35
(atualizado às 14h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Avião tinha como destino Lisboa
Avião tinha como destino Lisboa
Foto: Reprodução/The Aviation Herald

Um Airbus A320-200 precisou fazer um pouso de emergência em dez minutos depois de decolar após atingir um bando de gaivotas, em Ponta Delgada, localizada na Ilha de São Miguel, em Portugal. Os dois motores foram afetados com a colisão. 

De acordo com o site The Aviation Herald, o avião de matrícula CS-TKP, da Air Azores, iria de Ponta Delgada para Lisboa, na quinta-feira, 2. Testemunhas relataram que quando a aeronave decolava da pista 12, os pássaros que estavam no solo voaram, momento em que o veículo colidiu com vários deles. 

Os passageiros teriam relatado ainda logo após a decolagem, ouviram três ou quatro estrondos seguidos em ambos os lados dos motores, e houve uma vibração na cabine. A subida de 2.500 pés foi interrompida e o Airbus precisou retornar ao solo. 

A aeronave foi substituída por um Airbus A321-200N e a viagem prosseguiu. O voo chegou a Lisboa com um atraso de cerca de 2h15. 

Uma inspeção revelou que os dois motores foram afetados com a colisão. O site ainda aponta que as gaivotas atingiram o trem de pouso principal direito e as asas. Um pássaro ficou preso do lado esquerdo e as pás do motor direito precisam ser substituídas. 

Nos últimos dias, essa é o segundo caso envolvendo colisão com pássaros e aeronaves. O acidente com o Boeing 737-800 da Jeju Air no último dia 29, marcou uma das maiores tragédias da aviação sul-coreana. A aeronave, que partiu de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, na Coreia do Sul, colidiu contra um muro de concreto e explodiu poucos minutos após o piloto declarar emergência por colisão com pássaros. Dos 181 passageiros a bordo, apenas dois sobreviveram.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade