Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avião da FAB chega ao Líbano para buscar nova leva de brasileiros repatriados

Aeronave usada na Operação Raízes do Cedro já havia trazido 228 pessoas que pediram ajuda neste domingo

7 out 2024 - 11h15
(atualizado às 12h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Avião pousa no Líbano para resgatar segunda leva de cidadãos brasileiros que querem deixar o país por conta dos conflitos com Israel.
Aeronave da FAB irá resgatar mais brasileiros no Líbano
Aeronave da FAB irá resgatar mais brasileiros no Líbano
Foto: FAB/DIvulgação

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) retornou à capital do Líbado, Beirute, nesta segunda-feira, 7, para uma nova etapa da Operação Raízes do Cedro. Esta é a segunda leva de resgate de cidadãos que pediram ajuda ao governo federal para deixar a zona de conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.

A missão de repatriação promovida pelo Governo Federal já havia trazido 228 pessoas no domingo, 6. Elas deixaram o país no Oriente Médio por causa dos ataques aéreos de Israel em uma ofensiva contra o grupo Hezbollah. 

Estes ataques estão atingindo civis, incluindo cidadãos brasileiros que moram na região.

Aeronave da FAB irá resgatar mais brasileiros no Líbano
Aeronave da FAB irá resgatar mais brasileiros no Líbano
Foto: FAB/DIvulgação

No total, cerca de 3 mil pessoas demonstraram interesse em voltar ao Brasil. A maioria é de moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute, de acordo com a CNN Brasil. À emissora, o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou que o Brasil tem capacidade para buscar 500 pessoas por semana no Líbano.

O avião usado para a operação de repatriação, batizada de Raízes do Cedro, é um modelo KC-30. Na primeira fase da operação de resgate, ele decolou inicialmente da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira, 2, e chegou a Portugal na manhã do mesmo dia. Era previsto que partisse para o destino final no mesmo dia, mas a viagem foi adiada por questões de segurança e remarcada para a manhã de sábado, 5.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade