Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Battisti diz confiar nas instituições brasileiras

Italiano está ameaçado de extradição por Jair Bolsonaro

4 nov 2018 - 13h51
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O italiano Cesare Battisti afirmou que "confia" nas instituições brasileiras, em meio às promessas de extradição feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

Cesare Battisti tem liminar do ministro do STF Luiz Fux em seu favor
Cesare Battisti tem liminar do ministro do STF Luiz Fux em seu favor
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Antes, durante e depois da campanha eleitoral, o capitão reformado prometeu restituir o ex-guerrilheiro à Itália, cujo ministro do Interior, Matteo Salvini, quer vir pessoalmente ao Brasil para buscá-lo.

"Reitero minha confiança nas instituições democráticas brasileiras, que desde que me encontro aqui garantiram o pleno funcionamento do Estado de direito. Estado de direito este que faltou em minha ex-pátria, a Itália", diz um comunicado de Battisti citado pela agência "EFE".

Assim como Bolsonaro, o governo de Michel Temer já decidiu extraditar o italiano, mas aguarda o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar se é possível reverter o asilo concedido por Luiz Inácio Lula da Silva em 2010.

Atualmente, Battisti permanece no Brasil graças a uma liminar do ministro Luiz Fux, mas não há ainda uma previsão para o caso ser julgado em plenário.

Ex-membro da guerrilha Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos e terrorismo. Ele diz ser alvo de perseguição política.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade