Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Bento XVI deixa Vaticano em helicóptero e se dirige para Castel Gandolfo

28 fev 2013 - 13h34
(atualizado às 13h38)
Compartilhar

O papa Bento XVI deixou o Vaticano de helicóptero e se dirige para Castel Gandolfo, três horas antes do encerramento definitivo do pontificado.

O helicóptero no qual viaja Bento XVI, de quase 86 anos, decolou do heliporto do Vaticano às 17h07 local (13h07 de Brasília).

O papa viajou acompanhando de seu secretário e prefeito regional da Casa Pontifícia, o arcebispo Georg Gänswein, de seu secretário Alfred Xuereb, monsenhor Leonardo Sapienza, e de seu médico particular, Patrizio Polisca.

Bento XVI foi acompanhado até o helicóptero, um veículo das Forças Armadas da Itália, pelo cardeal decano, Angelo Sodano.

O papa chegou ao heliporto, construído em um lateral dos Jardins do Vaticano, procedente do Palácio Apostólico, em cujo pátio de São Damásio recebeu um adeus da Guarda Suíça, de seus colaboradores da Secretária de Estado e do secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone.

Nesse momento, o secretário particular do papa e prefeito regional da Casa Pontifícia, Georg Ganswein, chorou.

Cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes, religiosos e vários laicos que realizam trabalhos no Vaticano, acompanhados de seus filhos e netos, também se despediram.

O papa começou a dar adeus aos seus colaboradores já na porta de seu apartamento, e apoiando-se em um bastão atravessou o Palácio Apostólico e saiu para o pátio de São Damásio.

Após o helicóptero decolar, todos os sinos de Roma começaram a soar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra