Bento XVI segue estável e participa de missa
Com 95 anos de idade, o pontífice emérito vive recluso em um mosteiro no Vaticano desde que renunciou ao trono de Pedro, em 2013
As condições de saúde do papa emérito Bento XVI, de 95 anos, seguem "estáveis", segundo informam fontes do Mosteiro Mater Ecclesiae à ANSA nesta sexta-feira (30).
Apesar do quadro clínico ser considerado grave, Joseph Ratzinger participou de uma missa no local, concelebrando com o monsenhor Georg Gaenswein, seu secretário particular, e endossando uma estola sobre a roupa.
Na última quarta-feira, 28, o papa Francisco pediu orações dos fiéis para o pontífice emérito Bento XVI, que, segundo as palavras do atual líder católico, está "muito doente".
"Gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial para o papa emérito Bento, que está apoiando a Igreja em silêncio. Lembrem-se dele - ele está muito doente ", disse,
Com 95 anos de idade, Bento XVI vive recluso em um mosteiro no Vaticano desde que renunciou ao trono de Pedro, em 2013. Em dezembro de 2020, o cardeal maltês Mario Grech revelou que Ratzinger tinha "dificuldades para se expressar" verbalmente, embora se mantivesse "lúcido e sorridente".
Nomeado papa em 2005 para suceder o popular João Paulo II, Bento XVI governou a Igreja Católica até o início de 2013, quando se tornou o primeiro pontífice a renunciar em cerca de 600 anos.