Biden declara emergência no Mississippi após tornado
Ao menos 26 pessoas morreram em decorrência de tempestades que atingiram sudeste dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou neste domingo, 26, uma declaração de estado de emergência no Mississippi após um tornado atingir a região, causando a morte de pelo menos 25 pessoas no estado. Uma pessoa morreu no Alabama.
Há previsão de novas tormentas na região. Biden ordenou ajuda federal para complementar os esforços estatais e locais nas áreas afetadas, segundo um comunicado da Casa Branca.
A medida disponibiliza fundos para os afetados nos condados de Carroll, Humphreys, Monroe e Sharkey, segundo a nota. A ajuda federal inclui subvenções para alojamentos temporários, reparações de casas e prestações a tarifas reduzidas para cobrir as perdas de bens não cobertos por seguro.
Em um comunicado anterior, o Biden afirmou que seu governo fará "todo o possível para ajudar", pelo tempo que "seja necessário". Enquanto isso, o estado de Mississippi, no sul dos Estados Unidos, se prepara para novas tormentas.
"Tragédia"
"Isso é uma tragédia", tuitou o governador Tate Reeves, falando sobre os "danos devastadores" causados na noite de sexta-feira por fortes ventos que varreram mais de 150 quilômetros do estado do Mississippi, de oeste a leste. O balanço inclui, além dos mortos, dezenas de feridos, segundo os serviços de emergência do estado.
Quatro pessoas que estavam desaparecidas foram encontradas, e as equipes de resgate continuam as buscas pelas vítimas. A administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), Deanne Criswell, agendou visita ao estado neste domingo para avaliar a destruição. O coordenador da agência, John Boyle, foi nomeado para supervisionar as operações federais.
Papa pede oração
O tornado arrasou quarteirões inteiros da cidade de Rolling Fork, destruindo casas, arrancando a torre de uma igreja e derrubando uma caixa d'água municipal.
"Não sei como pode ter havido sobreviventes", resumiu Rodney Porter, surpreso, à agência de notícias AP. Ele mora ao sul de Rolling Fork e durante a tempestade na noite de sexta-feira foi ao local prestar ajuda. Ele disse que houve "devastação total" e que ouviu pessoas gritando por socorro no escuro. "As casas sumiram, estão empilhadas umas sobre as outras com veículos em cima de tudo", resume.
Neste domingo, o papa Francisco ofereceu uma oração especial pelo povo do Mississippi, "atingido por um tornado devastador", durante sua bênção semanal de domingo na Praça de São Pedro. (Reuters, AFP, AP)