Biden e Johnson concordam em fazer reunião do G7 sobre Afeganistão
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, sobre a situação no Afeganistão e concordou com ele em realizar uma reunião virtual dos líderes do G7 na próxima semana para discutir uma estratégia e abordagem comuns.
A informação foi confirmada na noite desta terça-feira (17) pela Casa Branca em um comunicado.
Os dois líderes "discutiram a necessidade de uma coordenação contínua e estreita entre aliados e parceiros democráticos sobre a política do Afeganistão no futuro, incluindo maneiras de a comunidade global fornecer mais assistência humanitária e apoio para refugiados e outros afegãos vulneráveis", diz o texto.
Nos últimos dias, o premiê britânico tem expressado seu desejo de realizar um encontro do grupo, que reúne Reino Unido, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e União Europeia, para debater a crise no Afeganistão após o Talibã assumir o controle do país.
Johnson já falou também com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Em telefonema, ele e a alemã resolveram usar sua influência bilateral e multilateral para encorajar os parceiros internacionais a adotarem uma abordagem conjunta para os desafios futuros".
"O primeiro-ministro também enfatizou a necessidade de concordar com padrões internacionais compartilhados sobre direitos humanos, segundo os quais qualquer futuro governo talibã no Afeganistão será mantido pela comunidade internacional", explicou um comunicado de Downing Street.