Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bispa de Washington pede misericórdia de Trump para imigrantes e comunidade LGBTQIA+ durante missa

Presidente dos EUA afirmou que "não foi uma boa missa" em coletiva aos jornais locais

21 jan 2025 - 20h59
(atualizado às 22h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Durante missa, bispa de Washington pede a Trump que tenha misericórdia com imigrantes e presidente reage:

Durante uma missa em Washington nesta terça-feira, 21, a bispa Mariann Edgar Budde fez um apelo direto ao presidente Donald Trump, pedindo compaixão em relação aos imigrantes e à comunidade LGBTQIA+. A fala aconteceu apenas um dia após Trump anunciar medidas severas contra a imigração, incluindo a revogação da cidadania automática para filhos de imigrantes ilegais e a ampliação da repressão nas fronteiras com auxílio do Exército.

Trump disse que missa "não foi emocionante"
Trump disse que missa "não foi emocionante"
Foto: Reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images

Budde, primeira mulher a ocupar o cargo de bispa na capital dos EUA pela Igreja Episcopal desde 2011, utilizou o púlpito para criticar as ações do governo. Ela destacou as consequências das medidas para famílias imigrantes e para crianças LGBTQIA+ em meio ao cenário político polarizado.

“Nosso Deus nos ensina a sermos misericordiosos com o estrangeiro”.

Com palavras incisivas, a bispa destacou o medo que permeia as comunidades afetadas. "As pessoas que colhem em nossas plantações, limpam nossos prédios, trabalham em granjas, frigoríficos e hospitais podem não ter a documentação adequada, mas a grande maioria dos imigrantes não é criminosa", afirmou.

Budde também fez referência direta ao impacto emocional nas crianças. "Peço que tenha misericórdia, Sr. Presidente, daqueles em nossas comunidades cujos filhos temem que seus pais sejam levados embora. Que ajude aqueles que estão fugindo de zonas de guerra e perseguição em suas próprias terras a encontrar compaixão e boas-vindas aqui."

Além disso, a bispa abordou os direitos da população LGBTQIA+ em um momento em que Trump declarava publicamente que reconhecia "apenas dois gêneros" nos Estados Unidos. "Há crianças gays, lésbicas e transgêneros em famílias democratas, republicanas e independentes, algumas que temem por suas vidas", alertou.

Trump diz que EUA vão reconhecer apenas dois gêneros:

Trump demonstrou insatisfação com os comentários feitos durante a cerimônia religiosa, reagindo de forma fria e limitando-se a dizer: "Não foi uma boa missa".

O bilionário Elon Musk, conhecido aliado do ex-presidente, também se posicionou contra as declarações de Budde em sua plataforma X (antigo Twitter). "Ela pegou o vírus da 'mente woke'", escreveu Musk, referindo-se de maneira pejorativa à defesa de pautas progressistas.

Ele é pai de uma filha transgênero, que em 2022 entrou na Justiça para mudar seu nome e se distanciar do empresário, declarando não querer "qualquer vínculo" com ele.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade