Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bispo denuncia leilão de relíquia atribuída a 'Padroeiro da web'

Jovem beato Carlo Acutis será canonizado pelo Papa em abril

26 mar 2025 - 13h30
(atualizado às 14h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Um bispo italiano apresentou uma denúncia depois que algumas relíquias atribuídas ao jovem beato lombardo Carlo Acutis, conhecido como "padroeiro da internet", foram leiloadas na web.

    A informação foi divulgada à ANSA pelo próprio bispo da diocese de Assis, dom Domenico Sorrentino, nesta quarta-feira (26).

    Segundo o religioso, a queixa contra desconhecidos já foi enviada ao Ministério Público de Perugia, chefiado por Raffaele Cantone, que imediatamente abriu uma investigação.

    A denúncia alega que, entre outras coisas, alguns fios de cabelo, que seriam de Acutis, estão sendo leiloados online. O valor de arremate teria ultrapassado os 2 mil euros, e o vendedor anônimo afirma que a relíquia seria autêntica.

    De acordo com a imprensa da Úmbria, o leilão foi encerrado em meio à polêmica, e a relíquia foi vendida a um desconhecido.

    "Pedimos a sua apreensão. Não sabemos se as relíquias são reais ou falsas, mas se tudo for inventado, se houver engano, estaremos na presença não só de uma fraude, mas também de um insulto ao sentimento religioso", afirmou Sorrentino.

    O bispo italiano destacou ainda que, "na internet, existe um mercado de relíquias de vários santos, como o nosso papa Francisco, completo com tabelas de preços". "Algo impossível de aceitar", acrescentou ele, explicando que o direito canônico não permite este comércio.

    "Na verdade, as relíquias são doadas gratuitamente pelos bispos.

    No máximo, as ofertas são feitas ao santuário de onde provêm. É uma prática que remonta aos primeiros séculos da nossa história", concluiu.

    Acutis morreu em 2006, aos 15 anos de idade, vítima de uma leucemia fulminante, e se tornou um modelo de vida cristã para jovens no mundo todo após ter usado a web para difundir sua fé, o que lhe rendeu os apelidos de "padroeiro da internet" e "influenciador de Deus".

    Beatificado em outubro de 2020, ele será canonizado pelo papa Francisco no próximo dia 27 de abril e se tornará o primeiro santo "millennial" - geração nascida entre 1980 e 1995 - da Igreja Católica. Seu corpo é mantido em exposição em um esquife de vidro em Assis, na Itália, trajado com jaqueta, calças jeans e tênis da Nike, em uma tentativa da Igreja de se conectar com as novas gerações. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade