Brasil começa a emitir novo passaporte nesta terça-feira (3)
Esta versão possui imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta, além de mais marcas d'água
Um novo modelo do passaporte brasileiro começa a ser emitido hoje (3) pela Polícia Federal. Esta versão possui imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta, além de mais marcas d'água - o que proporciona mais segurança contra fraudes, de acordo com autoridades.
A troca do passaporte atual para o novo não será obrigatória, e só é necessária quando o documento vence. A validade continua sendo de dez anos. A última grande atualização do documento aconteceu em 2015, quando ganhou um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico. Na mesma época, o prazo de validade foi dobrado.
Agora, na capa, o destaque é a volta do brasão da República e a saída das estrelas do Cruzeiro do Sul. Todas as regiões do Brasil são homenageados nas páginas internas, que passam a ter mais cores e ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.
Na página com os dados do cidadão, será inserida uma foto em preto e branco formada pelos dados biométricos da pessoa, além da foto colorida tirada na hora de fazer o documento. A taxa para emissão continua a mesma, sendo R$ 257,25 para o passaporte comum.
Embora a emissão do novo modelo comece nesta terça-feira (3) em território brasileiro, no exterior, esta versão atualizada só começará a ser expedida em embaixadas e consulados do Brasil em 2024.