Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileira é agredida na Itália por não falar língua local

Homem exigiu que uma mulher pedisse pizza em língua chamada friulano, comum na região de Friuli Veneza Giulia

11 jan 2019 - 13h32
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma brasileira de 47 anos foi agredida em Mereto di Tomba, na região de Friuli Veneza Giulia, nordeste da Itália, porque não sabe falar a língua local. Segundo relato do jornal "Il Gazzettino", a mulher entrou em um restaurante da cidade e pediu duas pizzas para viagem, "em bom italiano". Um caminhoneiro presente no local, no entanto, começou a gritar: "Aqui estamos no Friuli, você tem de falar friulano por lei".

Ataque contra brasileira está sob investigação da polícia
Ataque contra brasileira está sob investigação da polícia
Foto: ANSA / Ansa

A brasileira, para evitar confusão, saiu do restaurante, mas o homem a seguiu até o lado de fora. Apesar dos esforços do filho da vítima para contê-lo, o caminhoneiro a empurrou e deu um soco em seu rosto. A mulher foi levada a um pronto-socorro com sangramento no nariz.

"Estamos perante um ato grave e particularmente insuportável, seja porque cometido contra uma mulher, seja porque de matiz racista", afirmou a eurodeputada Isabella De Monte, de centro-esquerda, que é da região. Os nomes da vítima e do agressor não foram divulgados.

O friulano é uma língua latina minoritária falada na zona histórico-geográfica de Friuli, que compõe a região (estado) de Friuli Veneza Giulia. Ela é comum nas províncias de Gorizia, Údine e Pordenone e em algumas cidades do Vêneto.

Veja também:

O pequeno país onde são faladas mais de 800 línguas:
Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade