Brasileiro bate recorde mundial ao torcer o pé a 210 graus
Renato Bayma Gaia é detentor ainda de dois outros recordes, dessa vez relacionados a proezas que consegue fazer com a língua
Renato Bayma Gaia conseguiu o recorde do Guinness World Records de maior torção de pé do mundo: 210 graus.
O brasileiro Renato Bayma Gaia entrou para o Guinness World Records com a maior torção de pé do mundo, atingindo uma rotação de 210 graus. O feito foi divulgado pelo próprio Guinness, na quarta-feira, 29.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Antes dele, outros três homens foram donos deste título (dois norte-americanos e um britânico). Porém, Renato é o primeiro a atingir uma rotação de pé superior a 180 graus.
Ao Guinness, o brasileiro contou ter descoberto a sua habilidade há 30 anos. "Eu não praticava nada. É uma habilidade natural", disse.
Renato afirmou que o talento também é uma forma dele homenagear o Curupira, criatura do folclore que possui os pés virados para trás. "Ele pode vencer qualquer super-herói do mundo", disse Renato, que também brincou que a capacidade faz referência ainda ao seu time de coração, o Palmeiras, conhecido, segundo ele, como o "time da virada".
Para comprovar o recorde, Renato precisou girar o pé o máximo possível, com a presença de avaliadores do Guinnness, sem usar as mãos ou quaisquer dispositivos e sem que a parte superior do corpo mude de direção.
Outros recordes
Renato Bayma é detentor de mais dois recordes no Guinnness. No ano passado, ele estabeleceu dois recordes relacionados à língua no mesmo dia: maior número de toques de língua no nariz em um minuto (334) e tempo mais rápido para remover cinco bloqueios de Jenga com a língua (7,38 segundos, obliterando o recorde anterior de 55,5 segundos estabelecido pelo homem com a língua mais longa, Nick Stoeberl).