Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiro que teria fugido dos EUA para não responder por homicídio é extraditado dois anos após acidente

Gabriel Dias de Holanda dirigia um carro em Massachusetts e levava três amigos; um jovem de 18 anos morreu

9 mai 2024 - 11h41
(atualizado às 12h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Gabriel Dias de Holanda foi extraditado para os Estados Unidos
Gabriel Dias de Holanda foi extraditado para os Estados Unidos
Foto: Reprodução

Quase dois anos depois de causar um acidente que matou uma pessoa e deixou três feridos nos Estados Unidos, um brasileiro de 19 anos voltou ao país norte-americano para responder acusações de homicídio culposo. Isso porque, logo após o ocorrido, o pernambucano Gabriel Dias de Holanda teria fugido para o Brasil e só foi pego durante uma viagem para a Inglaterra, em agosto de 2022. A extradição aconteceu na última sexta-feira, 3. 

O acidente que vitimou um jovem aconteceu na Glenview Way, em Upton, no estado de Massachusetts. Na época, Gabriel dirigia um carro da marca Acura e estava acompanhado de quatro amigos, todos da mesma faixa etária: Jacob Osanya, de 18 anos, que estava no banco do passageiro, Gabriel Brandão, de 19, Júlio da Silva e Abraham Seri, ambos com 18 anos. As informações são da imprensa americana. 

Quem não resistiu ao acidente foi Osanya, que estava ao lado de Gabriel no momento da batida e do capotamento do carro. Os outros jovens apenas ficaram feridos, assim como o pernambucano. Eles teriam tido leves escoriações e receberam alta logo depois de serem atendidos em uma unidade de saúde. 

Com a morte de Jacob Osanya, o Gabinete do Condado de Worcester, em Massachusetts, indiciou Gabriel de Holanda por homicídio culposo. O crime é configurado dessa forma quando a pessoa não tem intenção de tirar a vida de alguém, mas assume os riscos de um comportamento imprudente e negligente. Nesse caso, o brasileiro estava no volante no momento da colisão. 

Acidente vitimou jovem de 18 anos
Acidente vitimou jovem de 18 anos
Foto: Reprodução

Da fuga à extradição

Depois do ocorrido, Gabriel e a família teriam colocado a casa em que moravam nos Estados Unidos à venda e voltado ao Brasil. A descoberta foi feita pelo Departamento de Polícia de Upton e a Polícia Estadual de Massachusetts poucos dias após o acidente.

Supostamente, o pernambucano teria voltado ao Brasil para evitar sua prisão, já que a legislação brasileira não permite que seus cidadãos sejam extraditados. 

Gabriel de Holanda viveu longe do radar da polícia norte-americana até dezembro do ano passado, quando foi pego em uma viagem à Londres. Fora do território brasileiro, a segurança dos Estados Unidos finalmente expediu um mandado de prisão provisória após identificar a movimentação do jovem. O documento foi apresentado pelas autoridades americanas à Justiça inglesa.

A extradição para os Estados Unidos, porém, só foi acatada em 22 de fevereiro e oficializada na última sexta-feira, 3. Com o 'ok' necessário entre a polícia inglesa e americana, Gabriel voltou aos Estados Unidos pelo US Marshals Service. Depois de chegar no país, ele foi indiciado nesta segunda-feira, 6.

Agora, o brasileiro deverá responder pelos crimes de homicídio culposo, homicídio culposo por operação negligente de veículo, homicídio culposo por operação imprudente de veículo, operação negligente de veículo, operação imprudente de veículo e agressão.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade