PUBLICIDADE

Mundo

Brasileiros deixam Faixa de Gaza e chegam ao Egito; Lula celebra

Voo de repatriação deve acontecer na manhã desta segunda

12 nov 2023 - 11h28
(atualizado às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Após diversas tentativas frustradas para deixar a Faixa de Gaza, 32 brasileiros e familiares chegaram ao Egito neste domingo (12), informou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Itamaraty, o grupo é formado por 22 brasileiros e 10 palestinos familiares dos cidadãos, sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens, e aguardava há mais de 30 dias a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil.

Após completar os procedimentos burocráticos, eles vão almoçar e serão embarcados em veículos fretados pela Embaixada Brasileira no Egito rumo ao Cairo. A viagem terá duração de cerca de seis horas e conta com a presença de diplomatas brasileiros.

"A equipe da embaixada apoiou os trâmites de entrada dos brasileiros no Egito, e estima em seis horas o tempo do trajeto rodoviário até o Cairo, onde o grupo pernoitará", diz o Itamaraty.

A expectativa, segundo o governo brasileiro, é que "o voo da FAB de repatriação para o Brasil deverá decolar da capital egípcia na manhã de segunda-feira (13)".

Nas redes sociais, Lula parabenizou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a FAB pela "dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil".

Com o retorno deste grupo, a operação do governo terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade