Brasileiros deixam Gaza e chegam ao Egito: saiba quais são os próximos passos até a chegada no Brasil
Ao todo, 24 brasileiros, entre brasileiros e palestinos, deixaram Gaza. Agora, eles devem ir para o Cairo, de onde embarcarão para Brasília
O grupo brasileiro que se encontrava na Faixa de Gaza cruzou a fronteira de Rafah e chegou ao Egito neste domingo, 12. A próxima etapa é a viagem para o Cairo, de onde partirão para Brasília. No total, 34 pessoas, entre brasileiros e palestinos, aguardavam o processo de repatriação. No entanto, duas pessoas decidiram desistir e optaram por permanecer em Gaza.
Após chegar no Egito, o grupo segue em direção ao Cairo, capital do país. Lá, a aeronave VC-2 (Embraer 190) está à espera para iniciar a viagem de retorno para Brasília. Estima-se que a chegada ao Cairo ocorra neste domingo, por volta das 20h (15h em Brasília).
Conforme informações do Itamaraty, uma equipe médica faz parte da tripulação da aeronáutica que está no Egito para receber os brasileiros. O grupo deve embarcar no Cairo na segunda-feira, 13.
O percurso até Brasília está estimado em 14 horas e incluirá diversas escalas, como em Roma, Itália, e Las Palmas, Espanha. Uma alternativa é substituir a parada na cidade espanhola por uma em Cabo Verde, na África. Em seguida, haverá mais uma escala no Recife, Pernambuco, antes de chegar ao destino final.
Ao retornarem ao Brasil, o governo federal já organizou uma operação para receber o grupo. Além do suporte de suas famílias no País, os repatriados terão acesso a serviços como abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
Eles ficarão hospedados por dois dois em Brasília, em um alojamento da FAB, antes de serem encaminhados para cidades onde possuem familiares ou amigos.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a FAB pelo resgate dos brasileiros.
Parabéns para o Itamaraty e a FAB pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil. 🇧🇷
— Lula (@LulaOficial) November 12, 2023