Brasileiros em Gaza devem partir para o Brasil neste sábado pelo Egito, diz ministro
Mauro Vieira, das Relações Exteriores, detalhou o plano para retirada dos brasileiros após a reunião do Conselho de Segurança da ONU
Está previsto que os brasileiros que estão em Gaza retornarão ao Brasil por um voo saindo do Egito neste sábado, 14. A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, depois da reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York.
O plano de retirada já havia sido anunciado na quinta-feira, 12, mas a principal mudança é o local de retirada dos brasileiros. Inicialmente, estava previsto que eles embarcassem em Cairo, capital do Egito, mas isso agora deve acontecer em um local próximo ao território palestino.
"Amanhã [sábado], eles vão sair. Espero que possam sair amanhã de manhã, chegar a essa localidade fora da Faixa de Gaza e então continuarem, por terra, uma distância que não é muito grande — também não posso e não sei dizer exatamente —, onde estará chegando o avião que vai levá-los", disse Vieira.
O governo brasileiro alugou um ônibus que fará o transporte do grupo que está abrigado em uma escola no norte de Gaza. São 22 os brasileiros que fizeram o pedido de repatriação.
A saída pelo Egito, segundo Vieira, "é a única forma de sair" do território palestino neste momento.
O transporte para o Brasil será feito em um avião da Força Aérea Brasileira, cedido pela presidência, que partiu para a Itália na quinta, em caráter de urgência.