Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Cairo e devem embarcar para o Brasil amanhã

Grupo de 32 brasileiros esperou mais de um mês para sair da região do conflito

12 nov 2023 - 21h18
(atualizado às 22h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Os brasileiros foram recebidos por uma equipe médica da Força Aérea Brasileira (FAB)
Os brasileiros foram recebidos por uma equipe médica da Força Aérea Brasileira (FAB)
Foto: Reprodução/ X

O grupo de 32 brasileiros que estava na Faixa de Gaza chegou ao Cairo, capital do Egito, onde deve dormir neste domingo, 12, para seguir viagem até o Brasil. A informação foi confirmada pelo perfil oficial da Presidência da República no X (antigo Twitter), nesta noite. 

Os brasileiros foram recebidos por uma equipe médica da Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo partirá do Cairo na aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, às 11h50 (horário local) na segunda-feira, 13.

O vôo ainda deve fazer escalas na Itália, Espanha e na base aérea do Recife. O desembarque será em Brasília, previsto para as 23h30 (horário local). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber os passageiros.

A chegada marca o fim de uma espera de mais de um mês pela retirada dos brasileiros do enclave governado pelo grupo terrorista Hamas e sob uma operação militar conduzida por Israel após o ataque terrorista do dia 7 de outubro.

A lista original contava com 34 nomes, mas duas pessoas — mãe e filha brasileiras — decidiram permanecer em Gaza. Com isso, embarcam 32 pessoas, sendo 22 brasileiros, sete palestinos que têm RNM (Registro Nacional Migratório) e três palestinos que são familiares próximos. O grupo é composto por 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

Neste domingo, 12, o grupo conseguiu cruzar a fronteira de Rafah para serem repatriados ao Brasil. Antes de chegarem ao Cairo, capital do Egito, o grupo fez uma parada na cidade de Al Arish onde voltaram a ver o mar. Nas imagens compartilhadas por Hasan Rabee é possível ver crianças, palestinas e brasileiras, brincando na areia.

  • Desde o início do conflito, mais de 11 mil palestinos morreram, sendo 4.500 crianças e 3.027 mulheres, e mais de 27 mil ficaram feridos. Do lado israelense o número de mortes permanece praticamente inalterado desde os ataques de 7 de outubro organizado pelo Hamas, com 1.405 israelenses mortos,  5. 600 feridos e 200 reféns raptados pelo Hamas.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade