Brasileiros são vítimas de xenofobia na Argentina; veja vídeo
Estudantes de Medicina foram agredidos após se recusarem a comprar itens de um vendedor
Os brasileiros Diogo Campos Batista, de 23 anos, e Paulo Augusto de Souza Sila, de 24, foram vítimas de xenofobia na cidade de Mar del Plata, na Argentina, no dia 13. O casal estuda e mora no país há cerca de dois anos. Eles são naturais de Unaí, em Minas Gerais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo os brasileiros, eles estavam saindo de uma barberia quando um vendedor os abordou e ofereceu meias. Após recusar a compra dos produtos, o casal passou a ser perseguido e xingado pelo argentino.
De acordo com as vítimas, ao perceberem que estavam sendo perseguindos, eles entraram em um mercado próximo para pedir ajuda. Nas imagens da câmera de segurança do estabelecimento, é possível ver que o vendedor inicia uma briga e ameaça os brasileiros com uma garrafa.
Ao entrar no mercado, o homem consegue um cabo de vassoura e inicia as agressões, enquanto os brasileiros tentam se proteger.
"Ele nos insultou e continuamos andando, ele queria brigar e tentamos nos defender. Estava louco. É um caso de xenofobia", afirmou Paulo ao Canal 8. O brasileiro também afirmou que se sente inseguro nas ruas da cidade e que não é a primeira vez que ele sofre discriminação na Argentina.
"Depois de tudo isso me senti muito abraçado. Muitas pessoas que não me conhecem me deram apoio. Vim aqui pelo sonho de ser médico e não vou parar", completou Paulo.