Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Buraco para o Inferno?' China começa a cavar poço com mais de 11 mil metros de profundidade

O projeto tem como objetivo expandir o conhecimento sobre áreas do planeta abaixo da superfície ainda não estudadas por nenhum país

2 jun 2023 - 16h52
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A China está escavando um buraco para inferno? O país iniciou uma a missão de cavar um poço de 11 mil metros de profundidade, nesta quarta-feira (31).  Após enviar o primeiro astronauta civil à órbita da Terra nesta semana, com o lançamento da missão Shenzhou-16 na quarta-feira (30), a China deu início a um novo passo para a exploração científica do planeta, só que desta vez será rumo ao centro do planeta.

China desenvolve projeto de perfuração de um poço com mais de 10 mil metros de profundidades Crédito
China desenvolve projeto de perfuração de um poço com mais de 10 mil metros de profundidades Crédito
Foto: Agência Xinhua / Perfil Brasil

O poço com mais de 11 mil metros de profundidade começou a ser escavado na Bacia de Tarim, na Região Autônoma de Uigur Xinjiang, no noroeste do país. A perfuração teve início na quarta-feira, às 11h46, no horário local.

O projeto prevê o alcance de uma profundidade de 11.100 metros, no interior do deserto de Taklimakan, o maior da China. Pela profundidade inédita a ser alcançada, o projeto ganhou o carinhoso apelido "Buraco para o Inferno" nas redes sociais.

O projeto tem como objetivo expandir o conhecimento sobre áreas profundas do planeta ainda não estudadas por nenhum país. Durante o processo, os equipamentos, incluindo brocas e tubos de perfuração pesando mais de 2.000 toneladas, penetrarão profundamente a Terra passando por mais de 10 camadas continentais, até que sejam alcançadas as rochas do Período Cretáceo, na camada conhecida como Sistema Cretáceo, formado a cerca de 145 milhões de anos atrás.

Para o especialista técnico envolvido na operação, Wang Chunsheng, trata-se de uma tentativa ousada de explorar o território desconhecido da Terra e expandir os limites da compreensão humana.

"A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos", disse Sun Jinsheng, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia. A Bacia de Tarim é uma das áreas mais difíceis de explorar devido ao seu ambiente de solo áspero e condições subterrâneas complicadas.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade