'Buraco para o Inferno?' China começa a cavar poço com mais de 11 mil metros de profundidade
O projeto tem como objetivo expandir o conhecimento sobre áreas do planeta abaixo da superfície ainda não estudadas por nenhum país
A China está escavando um buraco para inferno? O país iniciou uma a missão de cavar um poço de 11 mil metros de profundidade, nesta quarta-feira (31). Após enviar o primeiro astronauta civil à órbita da Terra nesta semana, com o lançamento da missão Shenzhou-16 na quarta-feira (30), a China deu início a um novo passo para a exploração científica do planeta, só que desta vez será rumo ao centro do planeta.
O poço com mais de 11 mil metros de profundidade começou a ser escavado na Bacia de Tarim, na Região Autônoma de Uigur Xinjiang, no noroeste do país. A perfuração teve início na quarta-feira, às 11h46, no horário local.
O projeto prevê o alcance de uma profundidade de 11.100 metros, no interior do deserto de Taklimakan, o maior da China. Pela profundidade inédita a ser alcançada, o projeto ganhou o carinhoso apelido "Buraco para o Inferno" nas redes sociais.
O projeto tem como objetivo expandir o conhecimento sobre áreas profundas do planeta ainda não estudadas por nenhum país. Durante o processo, os equipamentos, incluindo brocas e tubos de perfuração pesando mais de 2.000 toneladas, penetrarão profundamente a Terra passando por mais de 10 camadas continentais, até que sejam alcançadas as rochas do Período Cretáceo, na camada conhecida como Sistema Cretáceo, formado a cerca de 145 milhões de anos atrás.
Para o especialista técnico envolvido na operação, Wang Chunsheng, trata-se de uma tentativa ousada de explorar o território desconhecido da Terra e expandir os limites da compreensão humana.
"A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos", disse Sun Jinsheng, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia. A Bacia de Tarim é uma das áreas mais difíceis de explorar devido ao seu ambiente de solo áspero e condições subterrâneas complicadas.
The inner core of Earth, composed of molten metals, is at about 6,000 °C and the temperature of the Sun surface is 5,500 °C.
That is, the interior of planet Earth is hotter than the surface of our Star.
1️⃣
The core of Earth is its central sphere, the innermost of those that... pic.twitter.com/kzyf1Xqgbm
— 𝕃𝕦𝕚𝕤 𝔸𝕝𝕗𝕣𝕖𝕕𝕠⁷ ∞∃⊍ ≈ ᑕOՏᗰIᑕ ᗰᗴՏՏᗴᑎᘜᗴᖇ (@LuisADomDaly) December 19, 2022