Câmara dos EUA aprova acordo que substituirá Nafta
Projeto passou com 385 votos a favor e 41 contras
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (19) o novo acordo comercial que substituirá o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).
O projeto foi aprovado com 385 votos a favor e 41 contras. Apesar da intensa divisão política em que vive os EUA, o novo acordo foi apoiado tanto por republicanos (192) como pelos democratas (193).
O texto, conhecido como USMCA, é uma versão atualizada do atual Nafta, que está em vigor desde 1994. O tratado fala sobre leis trabalhistas, regras para o setor automotivo, propriedade intelectual e disputas entre Estados. Entre outras coisas, prevê que 75% dos componentes de um automóvel sejam fabricados nos três países para evitar tarifas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ficou próximo de cumprir sua promessa de campanha de 2016. Logo que assumiu a Casa Branca, o republicano deu início à renegociação do Nafta, o que chamava de "pior acordo de todos os tempos".
O tratado vai ser submetido a uma outra votação, mas desta vez no Senado norte-americano. Se aprovado, o projeto entrará em vigor em 2020.