Cão salsicha pode ser banido da Alemanha por causa de nova legislação; entenda
Associação de criadores da raça Dachshund afirma que projeto de lei visa proteção animal
O projeto de lei na Alemanha relacionado à proteção animal ameaça a criação da raça Dachshund, também conhecida por 'cão salsicha', e outras raças como Beagle, Terrier e Schnazuer.
Os cães da raça Dachshund, conhecida como "cães salsicha", podem sumir da Alemanha se um projeto de lei for aprovado. Segundo uma associação de criadores desses cachorros no país, o projeto foi protocolado em fevereiro como parte de uma reforma na legislação do país de proteção animal.
As informações são do jornal The Telegraph. De acordo com o Ministério da Agricultura alemão, a nova lei prevê o combate às práticas de crueldade na criação de animais, em especial as que são relativas às "características reprodutivas que infligem 'dor, sofrimento e danos' às gerações futuras".
O projeto lista características de doenças que podem levar à proibição da criação de cães saudáveis, segundo a associação dos criadores de cães salsicha. "Infelizmente, muitas das características mencionadas são vagas e ambíguas. Isto deixa muito espaço para interpretação, o que acarreta o risco de interpretações incorretas ou exageradas", diz a associação VDH no site oficial.
A organização também defende que a nova lei causa "grande incerteza jurídica" entre as autoridades, criadores, veterinários e donos de cães. A VDH lançou uma petição online contra a lei, que já arrecadou cerca de 12 mil assinaturas.
Conforme é listado no projeto de lei, a criação de cães salsicha provoca "anomalias do sistema esquelético", o que poderia ser interpretado como uma proibição da reprodução de qualquer tamanho de cão. O termo poderia ser atribuído ao comprimento das pernas dos cachorros da raça dachshund, assim como outras raças de cães pequenos, segundo a associação.
Também foram citados pela VDH os cães de raças como Beagle, Terrier e Schnazuer como ameaçadas pela nova lei, caso seja aprovada.