Caso Madeleine McCann: o que as investigações concluíram?
Criança desapareceu em 2007 quando passava férias com os pais em Portugal; caso voltou à mídia com jovem alemã que diz ser Madeleine
O caso Madeleine McCann é um dos mais notórios e conhecidos no mundo quando o assunto é desaparecimento de pessoas. Ocorreu no dia 3 de maio de 2007, quando os pais da criança - então com três anos de idade - registraram seu sumiço durante as férias da família em Algarve, em Portugal.
Naquele dia, os pais de Madeleine, Gerry e Kate McCann, saíram para jantar e a deixaram com seus dois irmãos gêmeos no apartamento de um resort em que passavam as férias. Em uma das vezes que retornaram ao apartamento para verificar se os filhos estavam bem, foi notada a ausência de Madeleine, e as autoridades foram acionadas.
Quem é Madeleine McCann?
Madeleine Beth McCann nasceu em Leicester, na Inglaterra, no dia 12 de maio de 2003. É a filha mais velha do cardiologista Gerry McCann e da médica Kate McCann. Ela tem dois irmãos, os gêmeos Sean e Amelie, que estavam no quarto no momento do desaparecimento. Os gêmeos tinham dois anos na época.
Onde e quando Madeleine desapareceu?
Madeleine McCann desapareceu dentro do apartamento de um resort que sua família alugou para passar as férias na Praia da Luz, região turística em Algarve, em Portugal. O sumiço aconteceu na noite do dia 3 de maio de 2007.
Naquele dia, Madeleine foi colocada para dormir junto com seus irmãos antes de os pais saírem para jantar, a apenas cem metros de distância do apartamento.
O pai de Madeleine, Gerry, chegou a retornar ao local às 21h daquele mesmo dia, para verificar se estava tudo bem, e viu a filha. Um amigo do casal também fez uma checagem às 21h30, e nada de estranho foi notado. Por volta das 22h, quando a mãe da menina, Kate, fez sua vistoria, notou a cama de Madeleine vazia, avisou o resort, e a polícia foi chamada.
De início, autoridades acharam que a menina havia saído por conta própria do apartamento e se perdido. Os pais de Madeleine, porém, sempre acreditam na tese de que ela havia sido raptada. Durante dias, a polícia realizou buscas pelo local, sem nunca encontrar rastros da criança.
Principais suspeitos
As polícias portuguesa e inglesa chegaram até suspeitos, porém, sem nenhum resultado de fato. Até mesmo os pais de Madeleine foram interrogados como suspeitos pelo sumiço da filha. Somente em 2018, as autoridades portuguesas retiraram as suspeitas contra o casal.
Diante da falta de novidades sobre o caso, autoridades do Reino Unido - país de nascimento de Madeleine - decidiram revisar todo o caso. Na ocasião, 41 pessoas foram investigadas como suspeitas.
Em 2014, quatro suspeitos em potencial chegaram a ser interrogados, mas, novamente, não houve nenhuma conclusão. Em 2015, foi revelado o custo da investigação por parte do Reino Unido: 10 milhões de libras (mais de R$ 60 milhões pela cotação de 23 de fevereiro de 2023).
Pedófilo alemão suspeito
O principal desdobramento do caso ocorreu em 2020, quando a polícia da Alemanha revelou ter investigado um homem, divulgado como Christian B, que poderia ter relação com o caso Madeleine McCann.
Christian B está preso na Alemanha cumprindo pena por tráfico de drogas e estupro. Não houve indiciamento contra ele pelo sumiço de Madeleine, crime que ele nega ter cometido.
Julia Faustyna é Madeleine McCann?
Em 2023, o caso voltou à tona depois que uma jovem alemã se apresentou nas redes sociais como sendo Madeleine McCann, 16 anos após o desaparecimento da criança inglesa em Portugal.
Julia Faustyna publicou um vídeo nas redes sociais alegando ser Madeleine e expondo o que diz serem evidências para comprovar sua identidade. No registro, ela também pede por um exame de DNA, o que os pais de Madeleine já negaram que irão realizar.
Na internet, a jovem, que se identifica como "@iammadeleinemcann", disse que “um comentário” de sua avó comparando-a a Madeleine a fez pensar na possibilidade. Além disso, a mulher manda um recado aos pais da garota. “Ajudem-me, preciso falar com a Kate e o Gerry McCann. Acho que posso ser a Madeleine. Preciso de um teste de DNA”, diz ela no vídeo compartilhado nas redes.
Sem fundamento, a alemã ainda divulgou fotos de quando era criança, mostrando supostas “semelhanças” com a vítima. Veja:
@shellmc22 Thoughts? Is this Madeleine McCann? Why is no one helping her? Why is this not news? The police won’t listen apparently!? She’s asking for it to be shared! #madeleinemccann #findmaddie #findmadeleine #iammadeleinemccann #instagramlive #maddymccann #maddiemccann #katemccann #gerrymccann #share #help #missingpersoncases #madeleinemccanncase #isthismaddie? ♬ original sound - Shell Mc 🦋
Madeleine McCann está morta?
Apesar da 'nova evidência', autoridades não acreditam que Madeleine McCann possa estar viva. A conclusão dos investigadores do caso foi divulgada nos cem dias após o desaparecimento da menina.
Mesmo as autoridades do Reino Unido, que fizeram nova investigação em 2013, disseram que tentam encerrar o caso.
Já detetives da Alemanha, que trouxeram a possibilidade de Christian B ter raptado Madeleine, também assumem que a criança inglesa está morta.