Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cemitério inglês onde está enterrado Karl Marx busca revender túmulos abandonados

Construído na era vitoriana, o Highgate Cemetery, é também um famoso ponto turístico de Londres

22 jan 2024 - 21h33
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Highgate Cemetery, em Londres, na Inglaterra, pretende reutilizar túmulos antigos a fim de aumentar arrecadação financeira para manter o espaço. No local estão enterrados famosos como Karl Marx e o cantor Georger Michael.
Túmulo de Karl Marx no cemitério mais famoso de Londres, o Highgate Cemetery
Túmulo de Karl Marx no cemitério mais famoso de Londres, o Highgate Cemetery
Foto: Reuters

O cemitério mais famoso de Londres, Highgate Cemetery, onde está enterrado Karl Marx, busca recuperar túmulos abandonados para que possam ser vendidos novamente para novos enterros. Localizado no norte de capital inglesa, o cemitério não é só local de descanso final de mortos, mas também atração turística. O Highgate cobra entrada de seus visitantes, mas o valor não é suficiente para manter as contas do local. 

Segundo a Reuters, o cemitério espera que a capacidade extra de sepultamento gere o dinheiro necessário para continuar sendo um cemitério em funcionamento.

"É o maior passo que o cemitério já deu em direção a um caminho sustentável", disse Ian Dungavell, presidente-executivo do Friends of Highgate Cemetery Trust, que administra o local.

A renovação de túmulos envolve a elevação e o reenterramento de restos mortais anteriores mais profundos no solo para acomodar um segundo sepultamento. Os túmulos antigos, no entanto, são raramente reutilizados no Reino Unido hoje em dia. O principal motivo é que  80% dos britânicos agora optam por serem cremados quando morrem.

Além de Marx

Karl Marx não é a única celebridade enterrada em Highgate. Entre os mais de 53 mil túmulos há também nomes famosos como o do cantor George Michael e do escritor Douglas Adams. Estima-se que ao menos 460 túmulos não são usados há no mínimo 75 anos. Por isso, o cemitério colocou um aviso na primeira página do jornal Times, na semana passada, dando aos proprietários ou parentes seis meses para apresentar objeções.

O projeto de renovação das sepulturas já foi autorizado em 2022. O sepultamento no cemitério custa de 5 mil até 25 mil libras (de R$ 31 mil até R$ 158 mil). A expectativa é que ele torne o local mais 'sustentável'.  "Sem ele, o perigo real é que ele teria se tornado apenas um cemitério velho e assustador de interesse limitado para qualquer pessoa", finalizou. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade