Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Chanceleres francês e britânico vão ao Oriente Médio pedir cessar-fogo em Gaza

15 ago 2024 - 19h37
Compartilhar
Exibir comentários

Os ministros das Relações Exteriores de Reino Unido e França viajarão a Israel e aos territórios palestinos ocupados para pedir um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e o abrandamento de qualquer conflito no Oriente Médio, afirmaram os britânicos nesta quinta-feira.

Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy
26/07/2024
REUTERS/Chalinee Thirasupa
Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy 26/07/2024 REUTERS/Chalinee Thirasupa
Foto: Reuters

A visita do britânico David Lammy e do francês Stephane Sejourne ocorrerá em um momento no qual novas rodadas de negociações por um cessar-fogo na Faixa de Gaza estão ocorrendo em Doha, no Catar. Trata-se de uma tentativa de encerrar os dez meses de combates no enclave palestino e libertar 115 reféns israelenses e estrangeiros.

As negociações são realizadas enquanto o Irã aparenta estar na iminência de fazer uma retaliação contra Israel após o assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, no dia 31 de julho.

"Esse é um momento perigoso para o Oriente Médio", afirmou Lammy em comunicado. "O risco de a situação sair de controle está crescendo. Qualquer ataque iraniano teria consequências devastadoras na região."

O Reino Unido e a França estão pressionando por uma solução diplomática para obter um cessar-fogo na Faixa de Gaza e restaurar a paz na fronteira entre Israel e Líbano, informou o Ministério das Relações Exteriores britânico.

"Nunca é tarde demais para a paz. Precisamos de qualquer forma evitar uma guerra regional, que pode ter consequências terríveis", afirmou Sejourne em comunicado.

A visita da dupla será a primeira conjunta dos dois países a Israel em mais de dez anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade