Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Checamos alguns dos rumores online sobre a tentativa de assassinato de Trump

15 jul 2024 - 20h23
Compartilhar
Exibir comentários

Desinformação e teorias da conspiração já estavam se espalhando após a tentativa de assassinato do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump em um comício no sábado.

Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, é suspeito de ter atirado contra o candidato presidencial de um telhado em um evento de campanha em Butler, na Pensilvania, ferindo Trump em sua orelha direita. Um espectador morreu e dois outros ficaram feridos.

A Reuters fez a checagem dos dados de alguns dos conteúdos mais divulgados online.

ATIRADORES IDENTIFICADOS INCORRETAMENTE

Horas depois do crime, uma imagem apareceu online de um homem vestindo jaqueta e gorro pretos, com óculos escuros. As postagens nas mídias sociais diziam que se tratava de um "extremista antifa" chamado Mark Violets e que ele foi apontado pela polícia local como suspeito da tentativa de assassinato.

O homem na foto, contudo, era Marco Violi, que não tem relação com o atentado. Violi é um repórter esportivo italiano que cobre o time da Roma.

Em um comunicado enviado para a Reuters e compartilhado nas suas redes sociais, Violi disse que estava em Roma e que foi acordado de madrugada com inúmeras mensagens, acrescentando que ele "categoricamente nega qualquer envolvimento com a situação".

Violi não foi o único a ser identificado erroneamente.

Postagens virais também identificaram outro homem, Maxwell Yearick, como o autor dos disparos. Em 2016, diversos sites de imprensa reportaram que Yearick, que não é parecido com Crooks, foi preso em um comício de Trump em Pittsburgh depois de um confronto com a polícia.

IMAGENS ALTERADAS, ALEGAÇÕES QUE O ATENTADO FOI FORJADO

Imagens adulteradas que mostram Trump e agentes do Serviço Secreto sorrindo no palco apareceram logo depois do ataque. As imagens falsas foram compartilhadas para justificar as alegações que a tentativa de assassinato foi "forjada" para aumentar a popularidade de Trump na eleição de novembro.

As fotos originais foram feitas por um fotógrafo da Associated Press e mostram Trump e os agentes com rostos sérios.

O FBI disse no domingo que Crooks agiu sozinho e que ainda não identificou o motivo do atentado.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO PREDITIVA

A programação preditiva é uma teoria da conspiração que costuma reaparecer após um grande acontecimento noticioso, que sugere que governos e grupos poderosos passam indicações ao público sobre acontecimentos planejados por meio da inclusão de previsões em livros, programas de televisão e filmes.

Em cerca de uma hora depois da tentativa de assassinato, uma imagem de tela falsa reapareceu mostrando um desenho de Trump em um caixão dizendo que se tratava de uma cena da série de TV "Os Simpsons".

A imagem, contudo, já roda pelas redes sociais desde 2017.

Matt Selman, produtor executivo da animação, disse à Reuters por email que a imagem nunca apareceu no show, acrescentando que "é muito fácil criar previsões falsas dos Simpsons como essa para enganar as pessoas".

Um porta-voz de Trump não respondeu imediatamente aos pedidos para comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade