Chefe da OMS faz apelo para que países continuem esforços no combate ao coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo nesta segunda-feira para que os países continuem com os esforços de contenção do novo coronavírus, ressaltando que a pandemia está piorando globalmente e ainda não atingiu seu pico na América Central.
"Mais de seis meses desde o início da pandemia e este não é o momento de nenhum país pisar no freio", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um briefing on-line.
O Dr. Mike Ryan, principal especialista em emergências da OMS, disse que os casos de infecção nos países da América Central ainda estão aumentando.
"Acho que este é um momento de grande preocupação", disse Ryan, pedindo forte liderança governamental e apoio internacional à região.
Maria van Kerkhove, epidemiologista da OMS, disse durante o briefing que uma "abordagem abrangente" é essencial na América do Sul.
Ryan disse que a necessidade agora é se concentrar na prevenção de segundos picos de Covid-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, que já infectou mais de 7 milhões de pessoas e matou mais de 400 mil.
"Isso está longe de terminar", disse van Kerkhove.