Chefe nuclear do Irã diz que enriquecimento de urânio a 60% começou em Natanz
O Irã iniciou o enriquecimento de urânio a 60% no complexo de Natanz, disse o chefe nuclear do país nesta sexta-feira, dias após uma explosão no local que Teerã atribuiu a Israel.
"Estamos produzindo cerca de 9 gramas de urânio enriquecido a 60% por hora", disse Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã. "Mas temos que trabalhar em arranjos para diminuir para 5 gramas por hora."
Mais cedo, o presidente do Parlamento, Mohammad Qalibaf, disse que cientistas iranianos iniciaram o enriquecimento de urânio a 60% com sucesso às 12h40 (horário local).
"O desejo da nação iraniana faz milagres que frustram qualquer conspiração", tuitou Qalibaf.
O Irã disse que sua decisão de elevar o enriquecimento ao nível mais alto de todos os tempos é uma reação a uma sabotagem israelense no domingo ao complexo de Natanz, instalação-chave no programa nuclear do país.
O Irã e potências globais estão reunidos em Viena para tentar ressuscitar um acordo nuclear de 2015 abandonado por Washington três anos atrás, um esforço possivelmente complicado pela decisão de Teerã de aumentar o enriquecimento de urânio.
Abbas Araqchi, principal negociador nuclear iraniano nas conversas vienense, disse no início desta semana que seu país ativará mil centrifugas avançadas em Natanz.
Uma autoridade iraniana disse à Reuters que o "enriquecimento a 60% será em quantidade pequena".
((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC