China reforça relação com Rússia durante reunião em Pequim
O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu nesta terça-feira (9) com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serghei Lavrov, em um novo sinal de fortalecimento das relações entre os dois países.
Segundo o governo russo, o líder chinês saudou a chegada de Lavrov a Pequim "como uma etapa importante dos preparativos abrangentes para a próxima visita de Estado do presidente Vladimir Putin durante o ano".
Além disso, "indicou a sua disponibilidade para um maior desenvolvimento da parceria global e interação estratégica com a Rússia".
A China e a Rússia "uniram-se para forjar um novo caminho de coexistência harmoniosa e cooperação vantajosa entre os principais países, o que também trouxe benefícios aos seus povos e contribui com sabedoria e força para a equidade internacional e justiça".
Durante o encontro com Lavrov, Xi recordou que tinha concordado com Putin "em continuar a manter intercâmbios estreitos para garantir que as relações China-Rússia se desenvolvam sempre de forma contínua e constante".
Para o presidente chinês, ambos os lados devem aproveitar a oportunidade para comemorar os 75 anos do estabelecimento de relações diplomáticas e organizar o Ano Cultural China-Rússia para implementar plenamente uma série de consensos importantes alcançados" por ele e por Putin.
Além disso, a China se dispôs a trabalhar "para intensificar a comunicação bilateral, a colaboração estratégica multilateral nos Brics, a Organização de Cooperação de Xangai e outros contextos no fim de "mostrar maior responsabilidade e unir o Sul Global no espírito de igualdade, abertura, transparência e inclusão para construir uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade".
Por fim, o governo russo confirmou que o presidente Vladimir Putin fará uma visita de Estado à China ainda neste ano. .