Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cineasta palestino Hamdan Ballal é libertado após ataque

Ferido, vencedor do Oscar passou a noite em base militar

25 mar 2025 - 11h09
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O cineasta palestino Hamdan Ballal, levado na última segunda-feira (24) na Cisjordânia pelas Forças de Defesa de Israel (IDF), foi libertado nesta terça (25), segundo publicação no X de Yuval Abraham, jornalista israelense e colega do diretor.

    "Depois de ser algemado a noite toda e espancado em uma base militar, Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família", escreveu Abraham.

    A informação foi confirmada pela advogada de Ballal, Lea Tsemel, que também reforçou que seu cliente e outros dois palestinos, com graves ferimentos, passaram a noite em uma base militar.

    Ballal, um dos diretores do documentário "Sem Chão", vencedor do Oscar, e foi agredido por colonos israelenses e detido por militares das IDF na Cisjordânia.

    O cineasta foi linchado nas proximidades de um vilarejo chamado Susya, que foi alvo de dezenas de israelenses que atiraram pedras em moradores, veículos e residências. Os palestinos responderam e, nos confrontos, o diretor acabou sendo ferido.

    Abraham, que também dirigiu o documentário ganhador do Oscar, afirmou, logo após o confronto, que Ballal sofreu ferimentos na cabeça e na barriga.

    O documentário "Sem Chão", que é dirigido por israelenses e palestinos, conta a vida dos moradores de Masafer Yatta, um conjunto de aldeias palestinas na Cisjordânia ocupada destruídas por israelenses. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade