Coca-Cola compra empresa italiana de água por 88 mi de euros
Lurisia tem a rede Eataly como um de seus acionistas
O braço da multinacional americana Coca-Cola na Itália fechou um acordo preliminar para comprar a Lurisia, empresa italiana de águas minerais e bebidas que tem a rede de empórios Eataly como acionista, por 88 milhões de euros.
A negociação foi fechada pela Coca-Cola HBC Italia, principal engarrafadora da companhia americana no país europeu, e a aquisição deve ser concluída até o fim de 2019. Piero Bagnasco, atual presidente e CEO da Lurisia, e Alessandro Invernizzi, representante de dois acionistas vendedores, permanecerão nos cargos para garantir a "continuidade dos negócios".
A empresa nasceu em 1940, como estabelecimento termal, e hoje é uma das principais marcas italianas de águas "premium", geralmente vendidas em garrafinhas em forma de sino projetadas pelo estúdio de arquitetura Sottsass Associati.
A Coca-Cola HBC já possui quatro unidades na Itália, incluindo a do Vêneto, que é sua maior planta em toda a Europa. "O fato que Atlanta [sede da Coca-Cola] coloque dinheiro em uma empresa artesanal italiana é um ótimo sinal para nosso país", comemorou o dono do Eataly, Oscar Farinetti.
Mas a negociação não agradou a todos. O fundador do movimento Slow Food, Carlin Petrini, já anunciou a interrupção da colaboração com a Lurisia, que agora pertencerá a um grande conglomerado mundial, indo de encontro à ideologia de incentivar pequenos produtores locais.