Coca-Cola compra rede de cafeterias Costa por US$ 5 bilhões
Rede britânica é a segunda maior do mundo e a 1ª no Reino Unido
A fabricante de refrigerantes Coca-Cola anunciou nesta sexta-feira (31) que chegou a um acordo para comprar a rede de cafeterias britânica Costa. O grupo norte-americano desembolsará 3,9 bilhões de libras (US$ 5 bilhões).
O acordo foi confirmado pelo grupo proprietário da rede, a Whitbread, que em abril já tinha anunciado que se dividiria em duas empresas: uma somente para os hotéis low cost Premier Inn e outra para as cafeterias Costa, que são a maior rede do setor no Reino Unido e que agora foram vendidas para a Coca-Cola.
A Whitbread concordou em vender a Costa por um preço 16 vezes maior do que o seu lucro bruto. A empresa tinha adquirido a Costa por 19 milhões de libras, em 1995.
"Esta transação é uma ótima notícia para os acionistas reconhecerem o valor estratégico que desenvolvemos na marca Costa e o seu potencial de crescimento internacional", disse a empresa.
O acordo deverá ser concluído apenas no primeiro semestre de 2019, assim, a Coca-Cola terá mais de quatro mil lojas da rede espalhada por 32 países, sendo cerca de 2,4 mil delas somente no Reino Unido.
O CEO da Coca-Cola, James Quincey, afirmou que o objetivo da aquisição é entrar no mercado de bebidas quentes, na qual a empresa norte-americana não se consolidou.
A Costa é a segunda maior rede de cafeterias do mundo, atrás somente da Starbucks.