Coligação liderada pela OMS diz que são necessários US$31,3 bi para o combate ao coronavírus
Uma coalizão liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que luta contra a pandemia da Covid-19, está solicitando a doadores governamentais e do setor privado a ajudarem a arrecadar 31,3 bilhões de dólares nos próximos 12 meses para desenvolver e entregar testes, tratamentos e vacinas para a doença.
Renovando seu pedido nesta sexta-feira de colaboração global contra a pandemia, a coalizão disse que, até o momento, 3,4 bilhões de dólares foram doados, restando uma lacuna de financiamento de 27,9 bilhões de dólares. Desse total, 13,7 bilhões de dólares são "urgentemente necessários".
A OMS está trabalhando com uma grande coalizão de organizações de desenvolvimento de medicamentos, financiamento e distribuição.
Entre seus objetivos, a iniciativa visa desenvolver e entregar 500 milhões de testes da Covid-19 em países de baixa e média renda até meados de 2021, informou em comunicado.
A OMS também espera que 2 bilhões de doses de vacinas, incluindo 1 bilhão a serem compradas por países de baixa e média renda, estejam disponíveis até o fim de 2021.
A coalizão foi lançada em abril para acelerar o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de instrumentos médicos para combater a Covid-19. Nesta sexta-feira, a OMS afirmou que a pandemia ainda ameaça milhões de vidas e dezenas de economias, e que são necessários, de forma urgente, trabalho e recursos.