Com aparência frágil, papa Francisco faz aparição inesperada no Vaticano
Pontífice participou da celebração do Domingo de Ramos, que abre a Semana Santa
O papa Francisco fez uma aparição inesperada na manhã deste domingo, 13, durante a missa de Domingo de Ramos, no Vaticano. Apesar da aparência ainda frágil, o pontífice de 88 anos não utiliza mais auxílio de oxigênio e mostrou que a voz está mais forte.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!", afirmou Francisco, abrindo os trabalhos da semana mais importante para a Igreja Católica.
Na homilia, escrita pelo papa, ele agradeceu as orações pela recuperação da sua saúde e também pediu pelos atingidos pelas tragédias. O texto foi lido pelo cardeal Leonardo Sandri.
"Irmãos e irmãs, muito obrigado pelas orações. Neste momento de fraqueza física, eles me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus. Rezo também por vocês e peço que confiem a mim ao Senhor todos aqueles que sofrem, especialmente aqueles afetados pela guerra, pela pobreza ou pelas catástrofes naturais."
O papa foi internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, com uma grave infecção respiratória devido a uma infecção polimicrobiana que resultou em pneumonia bilateral. Ele recebeu alta no dia 23 de março.
Durante o período em que Francisco ficou internado, os médicos, em determinada altura, pensaram em parar o tratamento e o deixarem morrer, durante o estado crítico da internação.
"Tivemos que escolher entre parar e deixá-lo ir, ou forçá-lo e tentar todos os medicamentos e terapias possíveis, correndo o risco muito alto de danificar outros órgãos. E no final nós tomamos esse caminho. Massimiliano Strappetti disse: 'Tente de tudo, não desista'. Foi o que todos nós pensamos também. E ninguém desistiu", declarou Sergio Alfieri, chefe da equipe médica, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.