Com previsão de chuva, Los Angeles fica esperançosa com progresso contra incêndios
Os bombeiros da Califórnia poderão fazer mais progressos na contenção de três grandes incêndios florestais que estão queimando em Los Angeles e seus arredores nesta sexta-feira, à medida que a última rodada de ventos fortes se acalmar e a primeira chuva da região em meses chegar no fim de semana.
O presidente Donald Trump viajará para Los Angeles, atingida pelo desastre, na sexta-feira, sua primeira viagem desde sua posse. Trump criticou duramente as autoridades locais e estaduais pela forma como lidaram com os incêndios de grandes proporções, que incineraram bairros inteiros, matando 28 pessoas e danificando ou destruindo quase 16.000 estruturas.
Esperava-se que caísse até 1,5 polegada de chuva neste fim de semana, já que os ventos quentes e secos de Santa Ana diminuíram, disse Rich Otto, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia. Após rajadas de 96 km/h na quinta-feira, os ventos atingiriam o máximo de 40 a 64 km/h na sexta-feira e diminuiriam ao longo do dia.
"Será uma chuva fria que começará no final do sábado e continuará na segunda-feira, com um pouco de neve em altitudes mais elevadas, mas a preocupação são as áreas com cicatrizes de queimaduras dos incêndios", disse ele.
No entanto, a primeira chuva significativa na região em meses também aumentaria o risco de deslizamentos de terra perigosos em encostas sem vegetação devido aos incêndios das últimas duas semanas.
O último grande incêndio na área de Los Angeles já queimou 41,6 quilômetros quadrados no Vale de San Fernando, mas os bombeiros conseguiram obter 36% de controle dos perímetros do incêndio Hughes até o final da quinta-feira, informou o Departamento de Proteção Florestal e Contra Incêndios da Califórnia em seu site.
Os incêndios de Eaton e Palisades -- nos flancos leste e oeste da metrópole -- estão queimando há 18 dias.
O incêndio de Eaton, que destruiu grande parte da comunidade de Altadena, perto de Pasadena, foi 95% contido, aumentando a esperança de que os bombeiros pudessem cercar toda a área na sexta-feira.
O incêndio de Palisades, que devastou o afluente enclave de Pacific Palisades, perto de Santa Monica, foi 72% contido, informou o Cal Fire na noite de quinta-feira.