Começa 3ª rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia
Reunião ocorre entre denúncias de violações de corredores civis
Começou no fim da manhã desta segunda-feira, 7, pelo horário de Brasília, a terceira rodada de negociações de paz entre delegações da Ucrânia e da Rússia em Belarus. O encontro tenta debater um cessar-fogo permanente, mas há divergências grandes e consideráveis entre as partes.
Kiev exige que as tropas russas saiam do território nacional imediatamente e sem pré-condições. Já Moscou quer a rendição ucraniana, o reconhecimento das áreas separatistas de Donetsk e Lugansk, como repúblicas independentes, e da Crimeia, anexada pelos russos unilateralmente em 2014, e a garantia de que Ucrânia não entrará na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A reunião desta segunda também ocorre em meio às acusações dos dois governos de violações dos corredores humanitários, concordados no fim de semana.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores de Kiev informou que "a Rússia sabotou a abertura de corredores humanitários para a evacuação da população civil" e continua a "bombardear Kiev, Mariupol, Volonovakha, Sumy, Mykolaiv, Kharkiv e outras cidades".
"Isso impede a passagem em segurança de comboios humanitários que transportam pessoas, medicamentos e comida. Pedimos aos Estados para fazer o máximo de esforço para obrigar a Rússia a garantir o cessar-fogo para prevenir uma catástrofe humanitária em larga escala", diz ainda o comunicado.
Por outro lado, Moscou acusa Kiev de não fazer com que os corredores funcionem corretamente porque há bloqueios de "nacionalistas ucranianos".
Segundo a agência estatal Interfax, o tema continuará a ser debatido na mesa de negociações em Belarus.
Aparentemente, após um domingo (6) de cenas trágicas, o corredor da cidade de Irpin está funcionando nesta segunda. Segundo o prefeito local, Oleksandr Markushyn, "a operação está pacífica" mesmo com os bombardeios em outros pontos do município e cerca de mil pessoas já conseguiram fugir.
Kiev continua a ser cercada
Mais uma vez, imagens divulgadas pela emissora norte-americana "CNN" mostram a capital da Ucrânia, Kiev, sendo cada vez mais cercada por tanques blindados russos.
Um vídeo gravado por um morador mostra ao menos cinco tanques dentro de uma área de condomínio residencial de Irpin, cidade que fica a apenas 25 quilômetros do centro de Kiev. A área onde os carros de guerra estão é totalmente residencial.
Na última semana, imagens da emissora mostraram uma coluna de cerca de 60km de tanques em estradas com direção à capital.
Kiev não está sendo atacada diretamente pelos caças russos, mas está cada vez mais cercada desde o início do conflito, em 24 de fevereiro, em uma tática de isolar a sede do governo do país. Os militares têm feito ataques em cidades próximas, como Irpin, onde há vários relatos de mortes de civis. .