Script = https://s1.trrsf.com/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como passageiros saíram apenas com ferimentos leves de avião que capotou ao aterrissar em Toronto?

Na segunda, 17, uma aeronave da Delta Air Lines virou de cabeça para baixo após o pouso; 21 das 80 pessoas a bordo se feriram

21 fev 2025 - 13h11
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Um avião da Delta Air Lines capotou na pista ao tentar pousar no aeroporto de Toronto, no Canadá, na última segunda-feira, 17.
Um avião da Delta Air Lines capotou na pista ao tentar pousar no aeroporto de Toronto, no Canadá, na última segunda-feira, 17.
Foto: reprodução/ 10 news first / Flipar

Na última segunda-feira, 17, um acidente envolvendo uma aeronave chocou por um detalhe curioso. O avião da Delta Air Lines, que tinha saído de Minneapolis, nos EUA, para Toronto capotou após o pouso na cidade canadense.

Além dos quatro tripulantes, estavam dentro do avião 76 passageiros. E mesmo com um incêndio e o choque, apenas 21 pessoas ficaram levemente feridas.

A ABC News e a Associated Press conversaram com especialistas no modelo utilizado pela Delta (Bombardier CRJ-900), que explicaram possíveis motivos que permitiram que ninguém ficasse gravemente ferido no acidente.

Vídeo mostra o momento em que avião capota ao aterrissar em Toronto, no Canadá:

A principal explicação é devido ao design do avião. Esse Bombardier possui os tanques de combustível nas asas, que são projetadas para quebrar e se distanciar em caso de um acidente, assim como o estabilizador vertical dessa aeronave.

Isso permite que, em caso de um acidente no solo, os passageiros possam sair sem grandes dificuldades, independentemente da posição do corpo do avião.

"Os assentos são capazes de segurar até 16 vezes a força da gravidade, e os cintos também ajudam a conter os passageiros virados, sem se ferirem", disse Jeff Guzzetti, consultor de segurança aérea e ex-investigador da Administração Federal de Aviação e do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes para a AP.

O avião era um modelo Bombardier CRJ-900, operado pela Endeavor Air (uma subsidiária da Delta).
O avião era um modelo Bombardier CRJ-900, operado pela Endeavor Air (uma subsidiária da Delta).
Foto: wikimedia commons/Alecstatic / Flipar

Além disso, todos os especialistas ouvidos alertaram que a tripulação teve muitos méritos em deixar todos em segurança.

Durante esta semana, representantes da Delta Air Lines se desculparam publicamente e, segundo vazamentos, ofereceram US$ 30 mil (cerca de R$170 mil) para os passageiros afetados.

As causas do acidente ainda serão avaliadas. Inclusive, na quarta-feira, 19, o Transportation Safety Board do Canada informou que já deslocou destroços para um hangar próximo e fará testes mais aprofundados em breve.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade