Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conclave para escolher novo papa começará em 7 de maio (2)

Anúncio foi feito após congregação de cardeais no Vaticano

28 abr 2025 - 09h01
Compartilhar
Exibir comentários

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (28) que o conclave para escolher o substituto do papa Francisco, que morreu no último dia 21 de abril, terá início no próximo dia 7 de maio.

    Segundo o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, a primeira votação, e portanto a primeira fumaça, ocorrerá no período da tarde.

    A programação do dia 7 de maio prevê que todos os cardeais primeiro participem, na parte da manhã, da missa "Pro eligendo Pontefice" e, à tarde, entrem na Capela Sistina.

    No momento, não há nenhum cardeal eleitor ausente para o conclave, mas "alguns deles avisaram que estão adiando sua chegada por motivos de saúde", informou Bruni.

    A data do conclave foi antecipada por fontes internas do Vaticano à ANSA, após os cardeais da Igreja Católica se reunirem em congregação pela primeira vez depois do funeral de Jorge Bergoglio, cuja cerimônia comoveu o mundo inteiro no último sábado (26).

    "Temos a data do conclave, ela será comunicada", afirmou o cardeal italiano Giuseppe Versaldi ao deixar o quinto encontro após a morte do argentino.

    Hoje, aproximadamente entre 180 e 190 cardeais participaram da congregação, incluindo cerca de "100 cardeais eleitores". "Após a oração inicial, foi feita a contagem dos presentes, houve o juramento dos cardeais que ainda não o haviam feito, seguido de cerca de vinte discursos", relatou o porta-voz da Santa Sé.

    De acordo com Bruni, "o tema principal [discutido] foi a Igreja e sua relação com o mundo, os desafios que se apresentam, mas também as qualidades que o novo Papa deverá ter para responder a esses desafios".

    Nos últimos dias, os cardeais que já chegaram a Roma para o conclave estão se reunindo em congregações gerais e assembleias diárias nas quais algumas decisões processuais importantes são tomadas e relações criadas, as quais podem influenciar o resultado da eleição do novo pontífice.

    Tradicionalmente, a votação para definir o novo líder da Igreja Católica é realizada entre 15 e 20 dias após a morte do papa anterior. Ou seja, iniciaria entre os dias 5 e 10 de maio. Desta forma, a data escolhida foi dia 7.

    A expectativa é de que o novo papa seja definido em um período curto, assim como foram os últimos, cuja duração foi de apenas dois dias.

    O próximo conclave reunirá 135 cardeais, com menos de 80 anos, na Capela Sistina, embora o número máximo de eleitores é estabelecido em 120 - mas, como no passado, podem ser concedidas exceções.

    Do total, 59 são da Europa (incluindo 19 da Itália); 37, das Américas (incluindo 16 da América do Norte, 4 da América Central e 17 da América do Sul); 20, da Ásia; 16, da África; e 3, da Oceania.

    Entre eles estão sete cardeais provenientes do Brasil, terceiro país com mais religiosos participantes, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade