Conheça o avião militar russo que caiu matando 74 prisioneiros ucranianos
Aeronave é capaz de transportar até 60 toneladas de carga, podendo levar 145 soldados. São necessárias sete pessoas para pilotá-lo
Um avião militar russo do tipo Ilyushin Il-76, que transportava 74 pessoas, incluindo 65 prisioneiros ucranianos, foi destruído na região de Belgorod, próxima à fronteira com a Ucrânia, conforme anunciado pelo ministro russo da Defesa. Não houve sobreviventes, segundo informações de agências russas.
A aeronave foi desenvolvida na década de 1960 para substituir os Antonov An-12. Segundo a agência de notícias Ria Novosti, além dos 65 prisioneiros, outras 9 pessoas estavam a bordo, incluindo seis membros da tripulação.
"65 militares ucranianos capturados [estavam a bordo], sendo transportados para a região de Belgorod para troca, seis tripulantes e três escoltas", disse o Ministério da Defesa, citado pela agência de notícias RIA-Novosti.
Sobre o avião
Apesar da dissolução da União Soviética em 1991, as aeronaves Ilyushin Il-76 ainda estão em operação em diversos países. O modelo é reconhecido por sua versatilidade, sendo empregado pelas forças aéreas de nações como Rússia e China.
O modelo foi criado em 1966 com objetivo de ser uma aeronave militar de transporte. Após passar por uma série de testes, foi oficialmente adotado pelas Forças Armadas e pelas Forças Aéreas da URSS, em 1971.
Concebido para o transporte de militares, equipamentos e cargas, o Il-76 foi o primeiro avião na URSS com propósitos militares de transporte e motores a jato. O avião é capaz de transportar de 20 a 60 toneladas de carga, podendo levar até 145 soldados com armas pessoais. Já seu alcance máximo de voo do Il-76 é de 6,7 mil km, com uma carga máxima de combustível de 109 mil litros. Devido ao seu tamanho, 46 metros, são necessárias sete pessoas para pilotá-lo.
Entenda o caso
Um avião militar de transporte russo que levava prisioneiros de guerra ucranianos caiu nesta quarta-feira, 24, em Belgorod, na Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia, segundo a Reuters e a agência de notícias estatal RIA.
O deputado russo Andrei Kartapolov disse, durante uma sessão parlamentar, que o avião foi abatido por três mísseis. Um vídeo postado no Telegram pelo Baza, canal ligado aos serviços de segurança russos, mostra uma grande aeronave caindo perto da vila de Yablonovo e explodindo. Na sequência, uma enorme coluna de fumaça preta e espessa se formou no local do acidente.
O governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, afirmou que um "incidente" não especificado ocorreu no distrito de Korochansky, nordeste da cidade de Belgorod, e que ele estava indo inspecionar. Ele ainda informou que investigadores e equipes de emergência já estavam no local. O Kremlin informou que está investigando o caso.
A região de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, tem sido alvo de ataques frequentes da Ucrânia nos últimos meses. Em dezembro, um ataque com mísseis matou 25 pessoas.