Consulado da Itália em Porto Alegre sofre inundação
Vídeo mostra cenário após tempestades no Rio Grande do Sul
O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, divulgou um vídeo nesta segunda-feira (6) mostrando a inundação que atingiu a representação diplomática na capital gaúcha.
Com água batendo quase até a altura do quadril, o diplomata reforçou a informação de que o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre está fechado e com as atividades suspensas em meio às fortes chuvas, enchentes e inundações que atingem o estado.
No vídeo, ele explica que foi ao local avaliar a situação e a "extensão dos danos pesados" sofridos: "Peço que não venham ao Consulado, o acesso está bloqueado, está muito perigoso. Todas as atividades estão suspensas e não há previsão para que os serviços sejam retomados".
"Agora não é o momento de pensar nos agendamentos e serviços. É o momento de pensar em resgate, vidas humanas, em ajudar quem mais precisa", disse Caruso, comprometendo-se a remarcar os agendamentos para a data mais próxima possível e garantindo que eventuais documentos perdidos serão refeitos.
O Consulado colocou à disposição um telefone de emergência para cidadãos italianos: (51) 9 8187-1503.
Foi montado um ponto de coleta de doações no Comitê dos Italianos no Exterior (Comites) no Rio Grande do Sul, no endereço Carlos Gomes Center, avenida Soledade, nº 550. Não serão aceitos bens perecíveis.
"Neste momento trágico peço que toda a comunidade italiana fique unida e solidária, porque só assim podemos juntos sair desta grande tragédia que estamos vivenciando. Mando um abraço a todos vocês, força e coragem", concluiu Valerio Caruso. .