Coreia do Norte lança mísseis de cruzeiro estratégicos e promete postura dura contra EUA
A Coreia do Norte realizou um teste de míssil de cruzeiro estratégico neste sábado, informou a mídia estatal KCNA no domingo (horário local).
O líder do país, Kim Jong Un, supervisionou o teste, de acordo com o relato, que o descreveu como um teste de fogo de um "importante sistema de armas".
Os mísseis de cruzeiro estratégicos subaquáticos para superfície percorreram 1.500 quilômetros e voaram entre 7.507 e 7.511 segundos antes de atingir seus alvos, informou a KCNA.
Em uma notícia separada da KCNA no domingo, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte prometeu a "mais dura contra-ação" contra os Estados Unidos enquanto Washington "recusar" a soberania de Pyongyang.
A aliança militar e os exercícios conjuntos entre a Coreia do Sul e os EUA foram os culpados pelas crescentes tensões na região, disse o ministério em um comunicado divulgado pela KCNA.
O comunicado é divulgado após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar durante uma entrevista na quinta-feira que buscaria contato com Kim novamente depois que os dois desenvolveram uma relação de trabalho no primeiro mandato de Trump.
Os meios de dissuasão de guerra da Coreia do Norte estavam sendo "aperfeiçoados de forma mais completa", disse Kim, enquanto o líder também prometeu continuar os esforços para fortalecer suas Forças Armadas.
"Kim Jong Un afirmou que a RPDC sempre fará grandes esforços... para cumprir sua importante missão e dever de defender a paz e a estabilidade sustentáveis e duradouras com base em uma força militar mais poderosa e desenvolvida no futuro."
A sigla RPDC vem do oficial da Coreia do Norte, República Popular Democrática da Coreia.
No início deste mês, a mídia estatal norte-coreana também informou que Kim supervisionou um teste bem-sucedido de um novo míssil balístico hipersônico de alcance intermediário (IRBM).