Coreia do Sul começa a liberar corpos de vítimas de acidente de avião
Corpos de quatro vítimas foram liberados pelas autoridades sul-coreanas; 179 pessoas morreram em um dos maiores desastres aéreos do país
Autoridades sul-coreanas começaram nesta terça-feira, 31, a liberar os corpos das vítimas da queda do avião que saiu da pista e colidiu com um muro no Aeroporto Internacional de Muan no último domingo, 29. Os primeiros quatro corpos, das 179 vítimas que estavam no Boeing 737-8AS da Jeju Air, foram liberados e entregues aos familiares.
181 pessoas estavam no avião quando a aeronave fez uma chamada de emergência e aterrissou sem o trem de pouso ativado, antes de colidir com um muro e explodir em chamas. Todos os passageiros do voo morreram e dois comissários de bordo foram resgatados com vida.
O acidente teria sido causado pelo "contato com pássaros, resultando em mau funcionamento do trem de pouso" durante a aterrissagem da aeronave no terminal aéreo, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Investigadores americanos, alguns deles da própria Boeing, chegaram ao local do acidente na cidade de Muan, no sudoeste do país, no momento em que as autoridades do país começaram a avaliar as duas caixas pretas recuperadas dos destroços queimados do avião.
O atual presidente Choi Sang-mok lamentou o acidente e disse que o caso foi um "ponto de virada" para o país apelando por uma revisão completa da segurança da aviação. Ele convocou as autoridades a "reexaminar minuciosamente o sistema operacional geral das aeronaves (...) e abordar imediatamente quaisquer melhorias necessárias". /AFP