Corpo de Sebastián Piñera foi encontrado sem cinto, a 28 metros de profundidade
O bombeiro Ricardo González descreveu a operação de resgate do corpo de Piñera a um jornal chileno
Ex-presidente do Chile Sebastián Piñera foi encontrado sem cinto, a 28 metros de profundidade no Lago Ranco. Asfixia por submersão foi declarada como causa da morte após autópsia.
O corpo do ex-presidente chileno Sebastián Piñera foi encontrado sem cinto, a 28 metros de profundidade no Lago Ranco, onde caiu, na tarde da última terça-feira, 7.
"Ele estava livre, sem cinto, na lateral do helicóptero", contou o bombeiro Ricardo González ao jornal chileno La Tercera. A informação pode ir de encontro à suposição de que o ex-presidente não teria conseguido se salvar por estar preso ao equipamento de segurança.
González deu outros detalhes sobre a operação de resgate do corpo de Piñera ao periódico. Antes mesmo de mergulhar no lago Ranco, o bombeiro já sabia que aquela seria a missão mais importante da sua vida. Minutos antes, o quartel do Corpo de Bombeiros da região havia recebido uma chamada com a informação do acidente e que Piñera estava no comando da aeronave.
Desde a chamada até o resgate do corpo, a operação durou apenas cerca de 40 minutos. A extração não foi considerada complexa, porque as condições climáticas, temperatura, água, vento e profundidade foram favoráveis ao mergulho livre, segundo González.
A autópsia realizada por peritos do Serviço Médico Legal (SML) apontou que Piñera morreu por asfixia por submersão.
Piñera mandou outros pularem
Sebastián Piñera morreu na última terça-feira, 6, quando o helicóptero que pilotava caiu no Lago Ranco. Além dele, três pessoas ocupavam a aeronave. Todas elas sobreviveram. Sua irmã, Magdalena Piñera, que também estava no helicóptero, deu uma entrevista a uma emissora chilena e contou como foram os últimos momentos do político.
Segundo ela, Piñera deu a seguinte ordem: “Pulem vocês primeiro porque se eu pular com vocês, o helicóptero vai cair em cima de vocês." Ela também declarou que o idoso de 74 anos “era um grande homem”. “Ele era um homem generoso e muito corajoso”, disse.