Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Cozinha amarela da Ucrânia': a triste imagem que viralizou após bombardeio

Imagens mostram o interior intacto da cozinha de uma família com a parede externa do apartamento arrancada por um ataque a míssil russo

17 jan 2023 - 07h00
(atualizado às 07h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagens como esta do interior da cozinha intacto após o ataque foram amplamente compartilhadas nas redes sociais
Imagens como esta do interior da cozinha intacto após o ataque foram amplamente compartilhadas nas redes sociais
Foto: Yan Dobronosov / BBC News Brasil

As imagens da cozinha de uma família na Ucrânia, que foi exposta ao mundo quando um míssil russo arrancou a parede externa de um prédio, causaram choque e tristeza nas redes sociais.

O apartamento era a casa do conhecido treinador de boxe Mykhailo Korenovsky, que foi morto no ataque do último sábado (14/01) em Dnipro, no leste da Ucrânia. Sua esposa e filhos teriam sobrevivido.

Um vídeo de Korenovsky comemorando um aniversário recente na família no mesmo apartamento também foi publicado.

O ataque em Dnipro matou 40 pessoas — e é considerado um dos mais brutais desde o início da invasão russa da Ucrânia, há 11 meses.

As vítimas incluem três crianças, e mais de 30 pessoas ainda estavam desaparecidas na noite de segunda-feira (16/01).

A imagem impressiona pelo forte contraste entre o normal e o anormal; a vida doméstica da cozinha acolhedora é emoldurada pela devastação repentina e total provocada pelo ataque russo.

A cozinha de aparência moderna e armários de cor amarelo vivo permaneceu notavelmente intacta após o ataque, apesar da sua parede externa ter sido completamente destruída.

Uma fruteira está sobre a mesa repleta de maçãs, os pratos estão ao lado da pia à espera de serem lavados, e as luvas de forno seguem impecavelmente penduradas em um gancho.

"Aqui as pessoas cozinhavam, batiam papo, celebravam datas comemorativas, riam, discutiam", escreveu a parlamentar de Kiev, Zoya Yarosh, no Facebook.

Ela comparou a destruição do prédio ao destino de seu país: "Estas são as feridas no corpo da Ucrânia. Feridas em nossas casas."

Nas redes sociais, muita gente destacou os pequenos detalhes da fotografia, sugerindo que a família vivia da melhor maneira possível, apesar da guerra.

"Quando olho para esta cozinha, tudo o que vejo é o apartamento em que cresci, o apartamento em que meus avós moravam, o apartamento em que meus primos moravam, porque todos nós tínhamos dois banquinhos enfiados embaixo da mesa da cozinha assim", publicou a ucraniana Alina no Twitter.

Um vídeo que circulou na internet mostra uma família comemorando um aniversário na mesma cozinha
Um vídeo que circulou na internet mostra uma família comemorando um aniversário na mesma cozinha
Foto: Ukrainian armed forces/Telegram / BBC News Brasil

Antes do ataque a míssil, a cozinha parece ter sido palco de um momento feliz em família — a festa de aniversário de uma criança.

Em um vídeo publicado online e republicado pelas forças armadas da Ucrânia, uma menina sorri ao ganhar um bolo de aniversário enorme e apaga as quatro velas. Os mesmos armários amarelos estão bem visíveis, assim como as luvas de forno e a televisão na parede.

Acredita-se que as pessoas no vídeo sejam da família de Mykhailo Korenovsky, que supostamente sobreviveu ao ataque, enquanto o treinador de boxe, não.

O ataque ao prédio matou pelo menos 40 pessoas
O ataque ao prédio matou pelo menos 40 pessoas
Foto: Yan Dobronosov / BBC News Brasil

Não está claro quando o vídeo foi filmado, mas é um duro lembrete de como a guerra pode de repente destruir vidas.

"Talvez tenha sido ele [Korenovsky] quem comprou aquelas maçãs para a família, deixadas em cima da mesa depois que o prédio desabou", disse a jornalista russa da BBC Liza Fokht. "Ou talvez tenha sido ele quem deixou um prato na pia —(pensando que) haverá sempre tempo para lavar depois."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade